A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ALEXANDRE KOJÈVE SOBRE O PENSAMENTO DE JACQUES LACAN: DA TEORIZAÇÃO DO DESEJO ENQUANTO PURA NEGATIVIDADE AO RECONHECIMENTO DA NEGATIVIDADE DO DESEJO COMO META DO DISPOSITIVO PSICANALÍTICO

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ALEXANDRE KOJÈVE SOBRE O PENSAMENTO DE JACQUES LACAN: DA TEORIZAÇÃO DO DESEJO ENQUANTO PURA NEGATIVIDADE AO RECONHECIMENTO DA NEGATIVIDADE DO DESEJO COMO META DO DISPOSITIVO PSICANALÍTICO
Autores
  • Julia Feitoza V. De Paula
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/418279-a-influencia-do-pensamento-de-alexandre-kojeve-sobre-o-pensamento-de-jacques-lacan--da-teorizacao-do-desejo-enqua
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
desejo, Lacan, negatividade, Kojève.
Resumo
A atual pesquisa pretendeu investigar de modo mais completo possível a influência das formulações de Alexandre Kojève, que retomam a dialética do senhor e do escravo de Hegel, sobre a negatividade do desejo na psicanálise lacaniana, fornecendo as bases para a teoria lacaniana do imaginário e do simbólico. Em um segundo momento, este trabalho pretendeu buscar se a assunção subjetiva do desejo enquanto falta-a-ser constitui o marco de uma experiência com a psicanálise levada ao seu limite. Inicialmente, a partir de Middelaar e Léa Sales, pôde-se ter um conhecimento amplo e completo sobre o desejo, teorizado inicialmente por Kojève, como negatividade negadora destinado a outro desejo, não destinados aos objetos da experiência - o que corresponderia a animalidade - portanto, sendo um desejo humanizador e um desejo de reconhecimento. Através disso, percebemos como Lacan utilizou-se desse conceito de desejo - enquanto negatividade negadora como o ponto fundamental de humanização do homem, para pensar a gênese paranóica do eu através do processo de socialização por alienação à imagem do outro, através do processo que Lacan nomeou como estádio do espelho. A partir disso, Lacan aponta para a imagem do outro como ponto de orientação dos desejos, esses desejos que se definem como uma falta-a-ser, nomeado por Lacan como “desejo puro” - aquele que não se satisfaz com os objetos da experiência. Ao longo do trabalho, mostramos como a clínica lacaniana como uma crítica à alienação que tem como ponto de chegada o reconhecimento da negatividade do desejo, só pode ser pensada dentro de um sistema sociossimbólico, possibilitando que o sujeito pare de se endereçar ao Outro para obter respostas acerca de seu desejo e, assim, se reconhecer como faltoso. Portanto, o reconhecimento do desejo enquanto falta-a-ser como meta do dispositivo psicanalítico pôde ser pensada como a passagem da lógica imaginária para simbólica, como a travessia da fantasia.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAULA, Julia Feitoza V. De. A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ALEXANDRE KOJÈVE SOBRE O PENSAMENTO DE JACQUES LACAN: DA TEORIZAÇÃO DO DESEJO ENQUANTO PURA NEGATIVIDADE AO RECONHECIMENTO DA NEGATIVIDADE DO DESEJO COMO META DO DISPOSITIVO PSICANALÍTICO.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/418279-A-INFLUENCIA-DO-PENSAMENTO-DE-ALEXANDRE-KOJEVE-SOBRE-O-PENSAMENTO-DE-JACQUES-LACAN--DA-TEORIZACAO-DO-DESEJO-ENQUA. Acesso em: 06/07/2025

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