POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DO FILME “HAPPY FEET: O PINGUIM” PARA A SALA DE AULA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DO FILME “HAPPY FEET: O PINGUIM” PARA A SALA DE AULA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores
  • Erick Feliphe de Paula Santos
  • Vanessa Pires Freires
  • Ana Flavia Vigário
Modalidade
II Mostra do PIBID
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/418245-potencialidade-pedagogica-do-filme-happy-feet--o-pinguim-para-a-sala-de-aula-do-ensino-de-ciencias
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino, Educação, Tecnologia
Resumo
Este trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) e tem como objetivo realizar a análise de conteúdos e imagens de um filme de animação. Partimos do pressuposto que o uso de filmes como recurso didático auxilia na divulgação científica de conhecimentos e pesquisas e contribui com o aporte de ilustrações, animações, contextualização e motivação que são tão importantes ao processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar três cenas do filme “Happy Feet: O Pinguim”, que apresentam informações sobre o cuidado parental, a caça e a predação e a corte. Esses trechos do filme foram selecionados porque possuem relação direta com conteúdo da disciplina Ciências/Biologia. A primeira cena analisada retrata o “cuidado parental”, onde pode-se observar que, após a fêmea colocar o ovo, o macho protege-o em sua bolsa ventral até chocá-lo. Enquanto isso, a mãe sai em uma longa jornada para buscar comida para o filhote. Ao retornar, esse cuidado com a alimentação da prole volta para a mãe, sendo ela a responsável por regurgitar o alimento que ingeriu para seu filhote. Esse cuidado parental é presente em muitas espécies e leva a uma maior chance de sobrevivência, visto que os protegem contra os predadores e do frio extremo. Com essa cena pode-se trabalhar, então, as diversas maneiras que as espécies cuidam da prole, como ocorre esse cuidado do pai com o ovo e todo o processo de busca de alimento pela mãe. Na segunda cena, observa-se o processo onde as orcas caçam os pinguins e tentam come-los, ou seja, trabalham-se as relações ecológicas de “caça e predação”. As orcas caçam e tentam predar os pinguins, mostrando suas estratégias de caça, que no filme não foram eficazes, já que os pinguins conseguiram escapar. Com essa cena, pode-se trabalhar conceitos básicos de ecologia de uma forma mais ilustrativa e lúdica, o que facilita o processo de aprendizagem. No filme, analisando a terceira cena, os pinguins cantam para atrair suas parceiras e esse evento é chamado de “corte. Com essa cena, pode-se trabalhar com os alunos como ocorre a corte entre os pinguins e também questões relacionadas aos hábitos sociais e reprodutivos desses animais. Vale ressaltar que o professor dever deixar claro aos alunos que o canto como é demonstrado no filme, é fictício, mas que existem vocalizações e movimentos corporais próprios para este fim. Assim, a cena é importante para a compreensão deste tipo de comportamento dos pinguins. Diante do que foi apresentado, o filme pode ser utilizado em sala como recurso pedagógico e para fomentar o diálogo entre alunos e professor, fomentando a apresentação de dúvidas, de questionamentos e despertar interesse e curiosidade sobre o comportamento animal. Indicamos que este tema pode ser trabalhado em aulas sobre zoologia, ecologia, diversidade da vida e evolução. Esperamos que o professor seja um mediador entre o filme e o aluno, para que todos que assistirem às cenas, possam correlacionar a ficção desta animação com outros fatos e conhecimentos.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Erick Feliphe de Paula; FREIRES, Vanessa Pires; VIGÁRIO, Ana Flavia. POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DO FILME “HAPPY FEET: O PINGUIM” PARA A SALA DE AULA DO ENSINO DE CIÊNCIAS.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/418245-POTENCIALIDADE-PEDAGOGICA-DO-FILME-HAPPY-FEET--O-PINGUIM-PARA-A-SALA-DE-AULA-DO-ENSINO-DE-CIENCIAS. Acesso em: 05/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes