ENSINO DE HISTÓRIA: “PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÔGICA COM A MÚSICA DE DJONGA”

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
ENSINO DE HISTÓRIA: “PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÔGICA COM A MÚSICA DE DJONGA”
Autores
  • Paúlus Sérgio Gomes da Silva
  • joao matheus siqueira de barros
  • Jeanne Silva
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/418228-ensino-de-historia--praticas-e-experiencias-no-residencia-pedagogica-com-a-musica-de-djonga
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino de História, Rap, Residência Pedagógica.
Resumo
Resumo: O presente trabalho “Ensino de História: práticas e experiências no Residência Pedagógica com a música de Djonga”, busca atender as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) habilidade EF09HI04, que afirma a necessidade de “Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil”, utilizaremos como referência principal o rap, no caso, a música O mundo é nosso, de autoria do músico Djonga, rapper brasileiro nascido em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no dia 4 de junho de 1994. O cantor iniciou sua carreira nas batalhas de rima na capital mineira, ganhou notoriedade no rap nacional com músicas com amplas referências históricas, cultura pop e letras combativas em relação à problemas sociais, como a desigualdade social e o racismo, além da polêmica frase “fogo nos racista...” na música Olho de tigre de 2017. Foi proposto inicialmente por nossa coordenadora do Residência Pedagógica uma apresentação a ser feita na semana de “comemoração” do Dia da Consciência Negra, em conjunto com uma turma do Ensino Médio de Catalão – GO, discutimos e tivemos a ideia de se trabalhar com uma proposta que estivesse em sintonia com a realidade dos alunos dessa escola, localizada em um bairro carente da cidade citada, o evento foi um sucesso, e a partir disso, surgiu o convite para que fizéssemos uma palestra no Instituto Federal Tecnológico (IFMT/Uberlândia). Realizamos a exposição e análise da letra da música O mundo é nosso, do álbum Heresia, o tema da palestra foi “O racismo estrutural no Brasil”, assunto esse de extrema relevância para ser debatido e onde a letra da música apresentada era essencial para facilitar a compreensão dos participantes do evento sobre o tema proposto. Sendo assim, a apresentação busca apresentar nossas principais experiências ao longo do projeto de Residência pedagógica e os resultados obtidos ao longo deste período.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Paúlus Sérgio Gomes da; BARROS, joao matheus siqueira de; SILVA, Jeanne. ENSINO DE HISTÓRIA: “PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÔGICA COM A MÚSICA DE DJONGA”.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/418228-ENSINO-DE-HISTORIA--PRATICAS-E-EXPERIENCIAS-NO-RESIDENCIA-PEDAGOGICA-COM-A-MUSICA-DE-DJONGA. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes