LEITURA DELEITE E SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
LEITURA DELEITE E SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores
  • Lorrayni Estrela De Oliveira
  • Lívia Maria Gonçalves Neto
  • Adriana Sadoyama
  • Gabriela Silva Braga Borges
  • Adeline Reis
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417422-leitura-deleite-e-sequencia-didatica
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Formação de professores, Relato de experiência, Leitura deleite.
Resumo
Este trabalho manifesta-se como forma de apresentação dos resultados parciais dos alunos graduandos do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal de Catalão, enquanto participantes do Programa Residência Pedagógica. A ideia do trabalho com a leitura como forma de prazer e deleite surge a partir de discussões sobre práticas transformadoras na educação. As práticas adotadas sobre a ideia da leitura deleite como como uma prática pedagógica, nos permitiu realizar intervenções na Educação Especial e Inclusão e Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o momento, mas no Programa Residência Pedagógica realizaremos posteriores intervenções na Educação Infantil. Foram utilizados como ferramentas de acesso ao ensino remoto plataformas digitais para realização do projeto, como Google Meet, YouTube e grupo de WhatsApp. Utilizando de aporte teórico para entendermos a concepção de leitura , Educação Especial e inclusão, Ensino fundamental, podemos complementar nossas ideias e abrir novos caminhos do pensar através de teóricos e pesquisadoras da área da leitura, formação de professores e práticas educativas inovadoras. Durante as práticas na Educação Especial e Inclusiva, encontramos algumas dificuldades presentes nas próprias práticas durante este período pandêmico, a realização de atividades de forma remota dificultou certa troca, ao mesmo tempo desenvolvendo práticas durante a oportunidade de um novo modelo de ensino. Os alunos realizaram suas atividades com o auxílio dos pais/responsáveis complementando nosso trabalho. Durante as intervenções nos anos iniciais do Ensino Fundamental, notamos certa autonomia por conta dos alunos, participando de forma mais ativa e realizando as atividades propostas. Para esse segundo momento nos anos iniciais, nos apoiamos em atividades que pudessem trazer um ambiente mais descontraído, instigando a participação dos alunos, atividades dinâmicas e produção coletiva foram adotadas para ocorrer maior participação dos alunos. As vivências ocorridas durante as intervenções acresceram muito à nossa formação enquanto futuros professores, aprendendo sobre a dinamicidade do ensino durante a prática, a busca por novos conteúdos que agreguem as ideias pensadas inicialmente, encontros de forma síncrona com os alunos para realizarmos troca de saberes de forma mais ativa, desenvolvimento de habilidades adquiridas durante outros momentos da graduação. O trabalho tem extrema importância para que consigamos relatar nossas vivências durante este período tão ímpar que a sociedade brasileira está passando.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Lorrayni Estrela De et al.. LEITURA DELEITE E SEQUÊNCIA DIDÁTICA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417422-LEITURA-DELEITE-E-SEQUENCIA-DIDATICA. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes