ESTUDO DA EXTRAÇÃO POR PONTO NUVEM DE DELTAMETRINA EM TOMATES

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
ESTUDO DA EXTRAÇÃO POR PONTO NUVEM DE DELTAMETRINA EM TOMATES
Autores
  • Gustavo Martins dos Santos
  • Katia Roberta Anacleto Belaz
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414722-estudo-da-extracao-por-ponto-nuvem-de-deltametrina-em-tomates
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Deltametrina, Ponto nuvem, Surfactante, HPLC-UV
Resumo
A utilização de agrotóxicos em alimentos vem sendo um problema, pois esses agentes químicos são prejudiciais à saúde humana quando são utilizados de forma indevida, além disso, esses compostos podem afetar os recursos hídricos, o solo e consequentemente futuras plantações que serão cultivadas no local. O tomate é um dos frutos mais consumidos do mundo e a alta produção requer o uso de defensivos agrícolas, pois ele é bastante sensível a pragas. Um dos agrotóxicos aplicados na cultura de tomate é a deltametrina. A deltametrina é um inseticida classificado como moderadamente tóxico e sua aplicação é foliar, o limite máximo de resíduo em tomate é de 0,03 mg/kg. Com isso a busca por metodologias analíticas para detectar e quantificar os agrotóxicos em alimentos é muito importante, para se ter o conhecimento se o agrotóxico está sendo aplicado nas quantidades permitidas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia analítica por HPLC-UV para a análise do agrotóxico deltametrina em tomate, utilizando o método de extração e pré concentração por ponto nuvem como preparo de amostra. O ponto nuvem se baseia na utilização de surfactantes para promover a extração do analito, é uma técnica simples e eficiente, além de usar baixas quantidades de solvente orgânico, o que é um ponto positivo para a química verde. Inicialmente avaliou-se os solventes (metanol, acetonitrila e água) na etapa de extração. O resultado desse estudo verificou-se que o único solvente que foi capaz de extrair a deltametrina foi a acetonitrila. Posteriormente, avaliou-se a seletividade do método, com as fases móveis ACN/H2O 90:10 e 82:18 (v/v), onde a proporção 82:18 apresentou uma boa separação dos demais interferentes. Além disso avaliou-se o procedimento na etapa de secagem e as amostras secas no béquer na capela apresentou o coeficiente de variação de 2,9% e assim foi selecionado para a etapa de secagem do procedimento. Outro fator importante que deve ser considerado na extração por ponto nuvem é o pH, pois influencia diretamente a extração do analito. Neste trabalho realizou-se o estudo de pH na faixa de 1-10 para os surfactantes Triton X-100 e Triton X-114 e a melhor extração foi em pH 5 para o Triton X-100 e em pH 3 para o Triton X-114. Portanto, o estudo de extração de deltametrina em tomates utilizando ponto nuvem foi realizado com sucesso.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Gustavo Martins dos; BELAZ, Katia Roberta Anacleto. ESTUDO DA EXTRAÇÃO POR PONTO NUVEM DE DELTAMETRINA EM TOMATES.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414722-ESTUDO-DA-EXTRACAO-POR-PONTO-NUVEM-DE-DELTAMETRINA-EM-TOMATES. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes