ESTUDO REPRODUTIVO DO ESCORPIÃO AMARELO TITYUS SERRULATUS LUTZ & MELLO 1922 DE CATALÃO (GOIÁS)

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
ESTUDO REPRODUTIVO DO ESCORPIÃO AMARELO TITYUS SERRULATUS LUTZ & MELLO 1922 DE CATALÃO (GOIÁS)
Autores
  • Sara Castellani
  • Emerson Contreira Mossolin
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414595-estudo-reprodutivo-do-escorpiao-amarelo-tityus-serrulatus-lutz--mello-1922-de-catalao-(goias)
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Arthropoda, Escorpionida, Prole.
Resumo
Os escorpiões possuem ampla distribuição geográfica, sendo que a família Buthidae é considerada a mais importante quanto ao interesse médico por ser constituída de espécies perigosas ao ser humano. Os acidentes escorpiônicos são problema de saúde pública em vários países tropicais e subtropicais, e são cada vez mais recorrentes no Brasil, devendo-se principalmente a ações antrópicas que favoreceram a distribuição de espécies generalistas, como Tityus serrulatus. Por esta espécie se reproduzir por partenogênese, processo onde não ocorre fecundação e cada animal produz um número completo de cromossomos que são herdados pela prole, há a facilitação dos eventos reprodutivos levando a possuir grande e rápido crescimento populacional. Os objetivos deste estudo foram observar as possíveis correlações entre o tamanho e o peso de fêmeas e filhotes, além do tempo de duração do cuidado parental. Os animais foram coletados em diversas campanhas no Cemitério Municipal de Catalão (GO) e mantidos em cativeiro, onde foram observados e pesados semanalmente durante o período de 10 meses. Foram registrados 18 eventos reprodutivos dentre os 62 indivíduos coletados, totalizando 168 filhotes, com destaque para uma fêmea que reproduziu por duas vezes durante o período. A média de filhotes por ninhada foi de 10 indivíduos, e o cuidado parental teve duração média de 13 dias. Em alguns casos observou-se a fêmea se alimentando de filhotes recém-nascidos, o que pode ser considerado um comportamento natural, também chamado de canibalismo materno. Não foram observadas correlações entre o tamanho da fêmea e o tamanho do filhote, o tamanho e peso da fêmea e número de filhotes por ninhada, além do peso da fêmea e o peso do filhote. Já para a quantidade de indivíduos nascidos e o seu peso, foi observada correlação negativa. Com isto, este estudo trouxe um aprofundamento do conhecimento reprodutivo da espécie T. serrulatus, podendo os resultados auxiliarem possíveis ações de controle e contribuindo, por consequência, na diminuição de acidentes, inclusive mortes.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTELLANI, Sara; MOSSOLIN, Emerson Contreira. ESTUDO REPRODUTIVO DO ESCORPIÃO AMARELO TITYUS SERRULATUS LUTZ & MELLO 1922 DE CATALÃO (GOIÁS).. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414595-ESTUDO-REPRODUTIVO-DO-ESCORPIAO-AMARELO-TITYUS-SERRULATUS-LUTZ--MELLO-1922-DE-CATALAO-(GOIAS). Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes