REPRESENTAÇÕES DE AMOR NO LÉXICO DE CANÇÕES DO “FEMINEJO”

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
REPRESENTAÇÕES DE AMOR NO LÉXICO DE CANÇÕES DO “FEMINEJO”
Autores
  • LEONARDO RAMOS VILLAS BOAS
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414394-representacoes-de-amor-no-lexico-de-cancoes-do-feminejo
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Feminejo, Léxico, Sertanejo
Resumo
A pesquisa teve como objetivo geral analisar representações de amor em canções do feminejo, considerando-se o contexto sócio-histórico. Além disso, pretendeu comparar os resultados obtidos com canções do gênero sertanejo tradicional, a fim de perceber afinidades e divergências entre eles, que possibilitasse uma conceptualização do feminejo, que é comumente entendido como o estilo musical entoado por mulheres. Foram escolhidas duas (2) canções de oito (8) artistas e/ou duplas diferentes, sendo quatro (4) de artistas do sexo masculino e quatro (4) do sexo feminino. A escolha dos artistas masculinos Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, e Diego e Victor Hugo teve como base a toplist dos mais ouvidos do site letras.mus.br, acessada no dia 10 de novembro de 2020, tendo sido selecionadas as músicas que tratassem da temática amorosa. As artistas femininas selecionadas previamente para o estudo foram Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, Simone e Simária, e Naiara Azevedo. A pesquisa iniciou-se com uma breve pesquisa bibliográfica sobre o feminismo e o feminejo e os estudos lexiculturais, em autores como Pinheiro et al. (2018) e Peres e Silva (2019), no primeiro caso, e Biderman (2001) e Contiero e Ferraz (2014), no segundo. Realizou-se o inventário das lexias relacionadas às representações de amor, que constituíram campos lexicais, ou seja, estruturas paradigmáticas compostas por lexias que compartilham traços semânticos comuns (VILELA, 1980). Os campos lexicais obtidos em canções do feminejo foram Amor paixão (2), Amor abusivo (2), Amor não-correspondido, Amor verdadeiro e Amor possessivo e Amor proibido. No caso do sertanejo masculino, os campos foram: Amor superado, Amor predestinado, Amor acabado, Amor verdadeiro, Amor abusivo (2), Amor possessivo e Amor ferido. Isso mostra uma grande similaridade entre as representações de amor em ambos os gêneros musicais, o que pode contribuir para reforçar comportamentos misóginos, sobretudo entre o público adolescente e jovem, que costuma apreciar tais gêneros.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOAS, LEONARDO RAMOS VILLAS. REPRESENTAÇÕES DE AMOR NO LÉXICO DE CANÇÕES DO “FEMINEJO”.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414394-REPRESENTACOES-DE-AMOR-NO-LEXICO-DE-CANCOES-DO-FEMINEJO. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes