A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E VIVÊNCIAS

Publicado em 04/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0681-1

Título do Trabalho
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E VIVÊNCIAS
Autores
  • Beatrice Santos de Sousa
  • Ana Luzia Meireles Monteiro
  • Brenda Stephany Rabelo Moreira
  • Tamires Ribeiro Silva Nascimento
  • Cintia Maria de Lima Barbosa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
VI - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
Data de Publicação
04/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/23joence-ceuma/849134-a-inclusao-de-criancas-com-tea-no-ambiente-escolar--desafios-e-vivencias
ISBN
978-65-272-0681-1
Palavras-Chave
Autismo, Inclusão, Escola.
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação inclusiva é garantida pela Lei Berenice Piana, de 27 de dezembro de 2012, onde foi criada a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, dispondo de um ensino transversal, incluindo todas as etapas e meios pedagógicos. Segundo o DSM-5 o Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por comprometimento nas habilidades de interação social, comunicação e comportamentos. Ao reconhecer a importância das intervenções precoces e adequadas, a escola surge como um novo meio de ampliação dos estímulos de uma criança autista, com benefícios na interação social e no seu desenvolvimento. OBJETIVO: Elucidar os desafios da inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. MATERIAIS E METÓDOS: Trata-se uma revisão de literatura descritivo-analítica, conduzida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a busca ocorreu nas bases MEDLINE, LILACS e SciELO. Os critérios de inclusão abrangeram artigos completos em língua portuguesa e inglesa, relacionados ao tema em estudo, foram excluídos textos não pertinentes ou incompletos. A análise dos artigos escolhidos visou identificar padrões, tendências e lacunas na literatura sobre a temática abordada dentro do recorte temporal de 10 anos. RESULTADOS: Diante dos desafios do processo de inclusão, alguns se destacam como o difícil acesso desde o ato da matrícula, falta de conhecimento e capacitação dos professores em relação ao autismo e as características de cada criança, a interação no momento das atividades e lazer, juntamente com preconceitos e ideias distorcidas em relação ao transtorno. A família por sua vez fica sobrecarregada, precisando assim fazer uma mudança radical na sua rotina e realizar as demandas necessárias dos seus filhos, além da preocupação e medo do que seus filhos estão propensos a passar no ambiente escolar sem sua supervisão. CONCLUSÃO: Dessa forma pode-se analisar que as crianças com TEA tem bastante dificuldade dentro do ambiente escolar, o que vai desde a matrícula até a realização de atividades, tendo em vista que algumas crianças atípicas têm hiperfoco e estereotipias, carecendo de uma atenção integral e ajustada à suas necessidades. A partir disso se pode concluir que é de caráter indiscutível a capacitação dos professores frente à assistência com crianças autistas. Mediante essa atualização profissional pode-se trabalhar de forma mais lúdica e adequada às necessidades da criança fazendo com que os pais se sintam mais confortáveis e menos sobrecarregados. Além disso, desenvolveria a empatia e amor ao cuidado dessas crianças.
Título do Evento
23ª Jornada Acadêmica de Enfermagem UNICEUMA - PROMOVENDO A INCLUSÃO: DESAFIOS E AVANÇOS NA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais da 23ª Jornada Acadêmica de Enfermagem UniCeuma e III Mostra Científica “PROMOVENDO A INCLUSÃO: DESAFIOS E AVANÇOS NA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Beatrice Santos de et al.. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E VIVÊNCIAS.. In: Anais da 23ª Jornada Acadêmica de Enfermagem UniCeuma e III Mostra Científica “PROMOVENDO A INCLUSÃO: DESAFIOS E AVANÇOS NA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS”. Anais...São Luís(MA) Universidade Ceuma - UniCEUMA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/23joence-ceuma/849134-A-INCLUSAO-DE-CRIANCAS-COM-TEA-NO-AMBIENTE-ESCOLAR--DESAFIOS-E-VIVENCIAS. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes