O IMPACTO DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DECLÍNIO COGNITIVO DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR

Publicado em 04/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0681-1

Título do Trabalho
O IMPACTO DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DECLÍNIO COGNITIVO DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR
Autores
  • Beatrice Santos de Sousa
  • KATIA VIVIAN ALVARES RODRIGUES
  • Khadija Mesquita Dos Santos Trabulsi
  • Tamires Ribeiro Silva Nascimento
  • Cintia Maria de Lima Barbosa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
IV - SAÚDE E BEM-ESTAR
Data de Publicação
04/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/23joence-ceuma/848114-o-impacto-do-uso-da-inteligencia-artificial-no-declinio-cognitivo-dos-alunos-de-ensino-superior
ISBN
978-65-272-0681-1
Palavras-Chave
Inteligência Artificial, Disfunção Cognitiva, Estudantes.
Resumo
INTRODUÇÃO: A rápida evolução da inteligência artificial (IA) tem transformado diversos setores, incluindo a educação. Contudo, surgem preocupações sobre o impacto potencial da IA no declínio cognitivo dos alunos, levantando questões sobre como equilibrar os benefícios da tecnologia com os riscos para a cognição dos estudantes. OBJETIVOS: Descrever o impacto do uso da inteligência artificial no declínio cognitivo dos alunos de Ensino Superior. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se uma revisão de literatura descritivo-analítica, conduzida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a busca ocorreu nas bases MEDLINE, LILACS e SciELO. Os critérios de inclusão abrangeram artigos completos em língua portuguesa e inglesa, relacionados ao tema em estudo, foram excluídos textos não pertinentes ou incompletos. A análise dos artigos escolhidos visou identificar padrões, tendências e lacunas na literatura sobre a temática abordada dentro do recorte temporal de 10 anos. RESULTADOS: Estudos mostram que o uso da IA na educação superior pode ter efeitos mistos sobre o declínio cognitivo dos alunos. Enquanto a tecnologia pode oferecer oportunidades de aprendizagem e eficiência no ensino, também pode levar a uma dependência excessiva da tecnologia e uma superficialidade na assimilação do conhecimento. A IA quando utilizada em excesso pode comprometer o pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. CONCLUSÃO: Embora a IA ofereça oportunidades significativas para aprimorar o ensino, também apresenta desafios que exigem uma abordagem cuidadosa e equilibrada. As instituições de ensino devem continuar a explorar as melhores práticas para integrar a IA de forma responsável aproveitando seus benefícios, maximizando seus benefícios e minimizando seus riscos para a cognição dos alunos.
Título do Evento
23ª Jornada Acadêmica de Enfermagem UNICEUMA - PROMOVENDO A INCLUSÃO: DESAFIOS E AVANÇOS NA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais da 23ª Jornada Acadêmica de Enfermagem UniCeuma e III Mostra Científica “PROMOVENDO A INCLUSÃO: DESAFIOS E AVANÇOS NA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Beatrice Santos de et al.. O IMPACTO DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DECLÍNIO COGNITIVO DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR.. In: Anais da 23ª Jornada Acadêmica de Enfermagem UniCeuma e III Mostra Científica “PROMOVENDO A INCLUSÃO: DESAFIOS E AVANÇOS NA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS”. Anais...São Luís(MA) Universidade Ceuma - UniCEUMA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/23joence-ceuma/848114-O-IMPACTO-DO-USO-DA-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-NO-DECLINIO-COGNITIVO-DOS-ALUNOS-DE-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes