REDE DE ATENÇÃO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

Publicado em 29/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-507-7

DOI
10.29327/1147542.1-3  
Título do Trabalho
REDE DE ATENÇÃO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Autores
  • Kevenn Styvenn Brito Santana
  • Felipe Gabriel Barbosa de Oliveira II
  • Mateus Lopes Xavier
Modalidade
Resumo
Área temática
Saúde e bem-estar
Data de Publicação
29/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/21jornadacientificadohub/587381-rede-de-atencao-de-urgencias-e-emergencias
ISBN
978-85-5722-507-7
Palavras-Chave
Rede de Atenção, Sistema Único de Saúde, Urgência e Emergência.
Resumo
Introdução: A Rede de Urgências e Emergências (RUE) foi criada pela Portaria 4.279, de 30 de dezembro de 2010 , a fim de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, com a intenção de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em condições de urgência e emergência, de maneira ágil e apropriada. São componentes e interfaces da Rede de Atenção às Urgências e Emergências: 1) Promoção, Prevenção e Vigilância; 2) Atenção primária: Unidades Básicas de Saúde; 3) UPA e outros serviços com funcionamento 24h; 4) SAMU 192; 5) Portas hospitalares de atenção às urgências ; 6) Enfermarias de retaguarda e unidades de cuidados intensivos; 7) Inovações tecnológicas nas linhas de cuidado prioritárias: AVC, IAM, traumas; 8) Atenção domiciliar. METODOLOGIA: Com o objetivo de compreender melhor o funcionamento da Rede de Urgência e Emergência do SUS, os estudantes entrevistaram três pessoas que já trabalharam nela de alguma forma: dois bombeiros militares – que prestaram serviços ao SAMU - e um técnico de enfermagem – com experiência na UTI-Covid, SAMU, UBS e CCIH. Eles foram questionados acerca de como é feito planejamento e a distribuição das UPAs e hospitais nas diferentes regiões de saúde, de quais os critérios utilizados para a decisão do destino do paciente, da ocorrência de trotes, da mudança que sofreu o SAMU com a pandemia da Covid-19, do tempo de chegada e da abrangência que o serviço do SAMU possui. É muito importante que se tenha a visão de quem trabalha dentro da Rede, para que se possa entender melhor o seu funcionamento e os aspectos que devem ser melhorados tanto para um melhor atendimento à população quanto para que medidas de melhores condições de trabalho sejam pensadas e implementadas para atender apenas uma área de deficiência. Resultados: Por meio dos dados obtidos, pode-se destacar por meio das entrevistas que os questionados proferiram decorrente de sua experiência responsáveis por atendimento na rede de urgência e emergência, dados necessários para essa pesquisa, perpassando nas análises positivas e negativas em relação a sua observação quanto ao histórico geral de atendimentos. Com responsabilidades da equipe em analisar, avaliar, com tratamento prévio e por fim direcionamento a redes de atendimento especializadas de tratamento do COVID-19, destaca ainda que, ainda que com o aparato estatal pode-se observar dificuldade significativa da secretaria de saúde em providenciar de novos leitos decorrente do agravamento da doença no próprio atendimento público, chegando ao ponto de necessidade de requisição da administração pública dos leitos de atendimento na rede particular. CONCLUSÕES: Diante do exposto, pode-se concluir que a RUE é uma rede complexa que atende a diferentes condições (cirúrgicas, traumatológicas, em saúde mental, etc), composta por diversos níveis de atenção, de forma a dar conta das diversas ações necessárias ao atendimento às situações de urgência. Portanto, é essencial que exista uma comunicação entre os componentes da RUE e das outras redes de saúde (do DF e entorno), para que o atendimento ocorra de forma integrada, otimizando tempo e recursos na resolução das intercorrências. Ademais, a partir da análise das respostas fornecidas pelos entrevistados e dos conhecimentos construídos sobre a RUE, é cristalina a necessidade do estabelecimento de medidas de conscientização da população do DF. Desse modo, a união entre o sistema educacional e a rede de saúde pode reduzir a quantidade de ligações e chamados que são realizados de maneira a enganar o sistema de atendimento de emergência, os chamados trotes, que atrapalham o atendimento a emergências reais ao ocupar linhas telefônicas e demandar a mobilização do aparato de resposta. Logo, como a grande maioria dos trotes tem origem na população adolescente e infantil, através do sistema educacional é possível fornecer informações sobre as consequências dessas ligações falsas para o funcionamento da RUE.
Título do Evento
21ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Título dos Anais do Evento
ANAIS DA 21ª JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTANA, Kevenn Styvenn Brito; II, Felipe Gabriel Barbosa de Oliveira; XAVIER, Mateus Lopes. REDE DE ATENÇÃO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/21jornadacientificadohub/587381-REDE-DE-ATENCAO-DE-URGENCIAS-E-EMERGENCIAS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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