FLASHCARDS COMO METODOLOGIA DE TREINAMENTO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM COM ATUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ANTINEOPLÁSICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 29/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-507-7

DOI
10.29327/1147542.1-5  
Título do Trabalho
FLASHCARDS COMO METODOLOGIA DE TREINAMENTO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM COM ATUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ANTINEOPLÁSICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Fernanda Cristina Gialaim Purcino dos Reis
  • Ricardo Gomes dos Reis
  • Carla Maria Castro dos Santos
  • Christiane Inocencio Vasques
Modalidade
Resumo
Área temática
Saúde e bem-estar
Data de Publicação
29/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/21jornadacientificadohub/580879-flashcards-como-metodologia-de-treinamento-para-a-equipe-de-enfermagem-com-atuacao-em-administracao-de-antineopla
ISBN
978-85-5722-507-7
Palavras-Chave
Oncologia, Antineoplásicos, Educação Continuada em Enfermagem.
Resumo
Introdução: O câncer é um importante problema de saúde pública no mundo e se tornou uma das quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos) na maioria dos países. Com relação ao seu tratamento, principalmente à terapia sistêmica, por meio de pesquisas inovadoras e consequentemente uma compreensão mais abrangente do câncer, notam-se avanços no desenvolvimento dessas terapias, com desenvolvimento farmacológico em expansão de medicamentos, incluindo medicamentos quimioterápicos convencionais, terapia-alvo e imunoterapia. Essas têm promovido cuidados individualizados para melhorar a tolerância do tratamento, além de atingirem os resultados terapêuticos esperados. No entanto, essas técnicas ainda são imprecisas com relação à sua toxicidade não intencional, tanto para o paciente, quanto para os profissionais de enfermagem que lidam diretamente com esses antineoplásicos. Deste modo, faz-se necessário um treinamento qualificado e contínuo com a equipe de enfermagem no manejo seguro das terapias antineoplásicas. Objetivo: relatar a experiência da utilização de cartões ilustrativos (flashcards) como uma metodologia prática e inovadora para treinar a equipe de enfermagem do setor de Transplantes/Hematologia do Hospital Universitário de Brasília dentro dos moldes que concernem à enfermagem em oncologia. Método: relato de experiência fundamentado nas vivências experimentadas pela equipe de enfermagem do setor de Transplantes/Hematologia do HUB/UnB. Resultados: inicialmente foram levantados com a equipe médica da onco-hematologia todos os protocolos quimioterápicos utilizados no setor, a fim de focar apenas nas terapias antineoplásicas dos protocolos da onco-hematologia. Posteriormente, os flashcards foram criados com apresentação frente e verso, impressos em papel cartão colorido, com dimensões 12x12 cm2 e, em seguida, plastificados. A frente apresentou, em destaque, o nome do medicamento antineoplásico, se este é vesicante apresentado com fonte na cor vermelha, irritante na cor amarela e neutro apresentada com fonte na cor verde, assim como a necessidade de acesso central e a conduta necessária em caso de extravasamento. Já o verso continha as seguintes informações: sinônimo, via de administração, via de excreção, nadir e recuperação medular, principais toxicidades e cuidados de enfermagem. Um total de 16 antineoplásicos foram apresentados para a equipe de enfermagem através dos flashcards, sendo eles: Vinorelbina, Doxorrubicina, Idarrubicina, Vincristina, Daunorrubicina, Brentuximab, Etoposídeo, Ifosfamida, Gencitabina, Peg-Asparaginase, Carboplatina, Citarabina, Metotrexato, Ciclofosfamida, Cisplatina e Rituximabe. Um último flashcard foi construído para abordar os cuidados básicos de enfermagem em quimioterapia, abordando sobre cuidados com a paramentação, administração, descarte de resíduos e manuseio das excretas. Com relação ao treinamento da equipe, foram realizados 8 treinamentos de aproximadamente 2 horas, nos mais variados horários, para tentar alcançar o maior número de enfermeiros e técnicos de enfermagem, e, ao final, 09 enfermeiros foram treinados (91%) e 10 técnicos de enfermagem (53%). O material desenvolvido ficará no setor para consulta de todos da equipe sempre que for necessário. Conclusão: houve boa adesão ao treinamento e a equipe verbalizou aprovação dos flashcards como uma forma inovadora e didática de aprendizado, que futuramente poderá ser utilizada para novos treinamentos. O material deverá ainda ser submetido a processo de validação antes que seu uso possa ser disseminado.
Título do Evento
21ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Título dos Anais do Evento
ANAIS DA 21ª JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

REIS, Fernanda Cristina Gialaim Purcino dos et al.. FLASHCARDS COMO METODOLOGIA DE TREINAMENTO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM COM ATUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ANTINEOPLÁSICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/21jornadacientificadohub/580879-FLASHCARDS-COMO-METODOLOGIA-DE-TREINAMENTO-PARA-A-EQUIPE-DE-ENFERMAGEM-COM-ATUACAO-EM-ADMINISTRACAO-DE-ANTINEOPLA. Acesso em: 26/06/2025

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