ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO MATERIAL RESIDUAL APÓS A RECONSTITUIÇÃO IMEDIATA DO ACIDO POLI-L-LÁTICO (SCULPTRA)

Publicado em 09/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-862-6

DOI
10.29327/1137620.1-1  
Título do Trabalho
ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO MATERIAL RESIDUAL APÓS A RECONSTITUIÇÃO IMEDIATA DO ACIDO POLI-L-LÁTICO (SCULPTRA)
Autores
  • Marcelo Januzzi
Modalidade
Poster
Área temática
Harmonização orofacial
Data de Publicação
09/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1o-congresso-brasileiro-de-cirurgia-bucomaxilofacial-com-enfase-em-hof-269586/538436-analise-qualitativa-e-quantitativa-do-material-residual-apos-a--reconstituicao-imediata-do-acido-poli-l-latico-(s
ISBN
978-65-5941-862-6
Palavras-Chave
Ácido Poli-L-Lático, Sculptra, Colágeno.
Resumo
Antecedentes O ácido poli-l-lático é um material injetável composto por um polímero sintético, biocompatível e biodegradável utilizado para correção de flacidez e volume facial. Popularizado através da apresentação comercial do Sculptra®, esse produto tem fornecido resultados eficazes e duradouros no rejuvenescimento da face. Este material é apresentado na forma liofilizada composta de 150 mg de acido poli-l-lático, 90 mg carmelose sódica e 127,5 mg de manitol não-pirogênico. O material deve ser preparado imediatamente antes do uso por reidratação com 5 ml de água estéril para injeção e agitado vigorosamente por 1 minuto no mínimo até se obter uma solução homogênea translucida com uma espuma sobrenadante. O material deve ser colhido do interior do frasco sem a remoção da espuma. Objetivo determinar quais produtos e em qual quantidade cada um se apresenta na espuma remanescente do interior do frasco de Sculptra após a utilização. Todo processo laboratorial e de análise ocorreu no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: 25 frascos contendo as amostras foram numerados. Cada frasco separadamente foi submetido ao processo de rotaevaporação, sob pressão reduzida em banho de água a 40oC. Na sequência os frascos foram pesados em balança analítica de precisão. Os resíduos presentes em cada amostra foram transferidos, com auxílio de espátulas para outros frascos pesados, objetivando a obtenção do resíduo solido total. Cada amostra recebeu 2 ml de clorofórmio para a remoção do ácido lático. O solvente contendo o ácido láctico foi transferido com um auxílio de uma pipeta para um frasco pesado, e rotaevaporado. Após remoção do solvente as amostras foram pesadas e os resultados apontados. Resultados: Após a análise qualitativa foram apenas identificados no interior do frasco os três principais componentes do produto já descritos sem a presença de nenhum tipo de contaminante ou substância estranha. A análise quantitativa demonstrou resíduos sólidos totais em quantidades variáveis em cada amostra com uma média de 136,6 mg e da mesma forma quantidades variáveis de ácido poli-l-lático nas amostras com uma média de 55,78 mg, Conclusões: Este trabalho determinou pela primeira vez, quais são e em que quantidade se apresentam os componentes da espuma no interior do frasco de Sculptra após a reconstituição e uso imediato, mostrando que aproximadamente a terça parte da quantidade em miligramas do acido poli-l-lático permanece no interior do frasco. Este trabalho contribui com a ciência existente mostrando qual é quantidade média de ácido poli-l-lático é injetado por frasco para obter os resultados relatados na literatura. Novas pesquisas para determinar se modificações nas técnicas de preparo do produto podem extrair maiores quantidades de partículas de acido poli-l-lático do frasco e alterar os resultados clínicos devem ser conduzidas para determinar modificações nas técnicas de preparo do material.
Título do Evento
Congresso Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial com ênfase em HOF Professor Levy Nunes
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial com ênfase em HOF
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

JANUZZI, Marcelo. ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO MATERIAL RESIDUAL APÓS A RECONSTITUIÇÃO IMEDIATA DO ACIDO POLI-L-LÁTICO (SCULPTRA).. In: Anais do Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial com ênfase em HOF. Anais...São Paulo(SP) Instituto Marcelo Januzzi, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1o-congresso-brasileiro-de-cirurgia-bucomaxilofacial-com-enfase-em-hof-269586/538436-ANALISE-QUALITATIVA-E-QUANTITATIVA-DO-MATERIAL-RESIDUAL-APOS-A--RECONSTITUICAO-IMEDIATA-DO-ACIDO-POLI-L-LATICO-(S. Acesso em: 11/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes