A DISCIPLINA ELEMENTOS CULTURAIS E JOGOS AFRICANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, UMA AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE NA UFBA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
A DISCIPLINA ELEMENTOS CULTURAIS E JOGOS AFRICANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, UMA AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE NA UFBA
Autores
  • Simone Maria de Moraes
  • Iasmin Moreno Santos Melo Campos
  • Jaqueline de Santana Silva
  • Kelly Brandão Maciel
Modalidade
GT 08: Matemática, Etnomatemática e suas Interseccionalidades na Educação numa Perspectiva Decolonial - Elenice de Souza Lodron Zuin e Eliane Costa Santos
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800864-a-disciplina-elementos-culturais-e-jogos-africanos-no-ensino-de-matematica-uma-acao-curricular-em-comunidade-e-e
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Elementos culturais africanos, ensino de matemática, lei 10639/03
Resumo
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) tradicionalmente, em suas atividades extensionistas, promove ações que estabelecem relação da comunidade universitária com a sociedade em geral, uma das vias dessas ações é a das disciplinas de modalidade ACCS (Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade). Utilizando esta via a ACCS “Elementos Culturais e Jogos Africanos no Ensino de Matemática” implementamos uma disciplina com ações que já vinham sendo desenvolvidas no projeto de extensão permanente Jogos Africanos no Ensino de Matemática, ampliando o espectro de atuação tanto dos discentes participantes como dos elementos a serem aplicados nas atividades. As diretrizes da Lei. 10.639/03 indicam que as “condições materiais das escolas e de formação de professores são indispensáveis para uma educação de qualidade, para todos, assim como é o reconhecimento e valorização da história, cultura e identidade dos descendentes de africanos”. A utilização de elementos culturais e jogos africanos resulta ser um caminho para a inclusão no ensino da Educação Básica a temática História e Cultura Afro-Brasileira, permitindo dar conhecimento a sobre a origem as Ciências em África, de aspectos históricos e geográficos dos países originários dos elementos e jogos estudados, além de possibilitar a exploração de diversos temas do currículo escolar, proporcionando a alunos e professores conhecerem e reconhecerem como os povos africanos faziam uso de atividades culturais e de raciocínio lógico em diversas áreas, percebendo a relevância da contribuição destes povos. Na perspectiva de promover atividades de ensino de Matemática no contexto desta lei, na disciplina Elementos Culturais e Jogos Africanos no Ensino de Matemática realizamos estudos e criamos oficinas com elementos culturais africanos, a saber fractais africanos, geometria sona, símbolos adinkras, papiros egípcios, ocre de blombos e máscaras africanas, que foram aplicadas em aulas de matemática de escolas públicas de Salvador e região metropolitana para alunos da Educação Básica, proporcionando aos estudantes de graduação participantes ferramentas para a utilização da lei 10639/03 em aulas de matemática. Na disciplina: • Criamos e desenvolvemos atividades para o ensino que possibilitaram tornar as aulas diversificadas e divertidas. • Estimulamos a prática docente dos discentes participantes. • Criamos materiais, no contexto da lei 10.639/03, que auxiliam professores e possibilitam aos alunos a assimilação de técnicas de criação de algoritmos e de raciocínio lógico na resolução de problemas, despertando a curiosidade e a vontade de aprender. • Levamos aos alunos conhecimento sobre cultura e ciência do continente africano, apresentando aspectos que estimulem a altivez aos afrodescendentes e conhecimento a todos em geral. • Estabelecemos um elo interdisciplinar das materiais estudadas na Educação Básica com a cultura de países africanos, seu contexto histórico-geográfico e aspectos da atualidade. • Promovemos a inclusão social por meio da difusão do conhecimento científico. Neste relato apresentaremos a trilha dessa experiência.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAES, Simone Maria de et al.. A DISCIPLINA ELEMENTOS CULTURAIS E JOGOS AFRICANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, UMA AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE NA UFBA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800864-A-DISCIPLINA-ELEMENTOS-CULTURAIS-E-JOGOS-AFRICANOS-NO-ENSINO-DE-MATEMATICA-UMA-ACAO-CURRICULAR-EM-COMUNIDADE-E-E. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

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