ÁFRICA E MATEMÁTICA: CONEXÕES E EXPERIMENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
ÁFRICA E MATEMÁTICA: CONEXÕES E EXPERIMENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autores
  • Iasmin Moreno Santos Melo Campos
  • Mateus de Santana Silva
  • Simone Maria de Moraes
Modalidade
GT 08: Matemática, Etnomatemática e suas Interseccionalidades na Educação numa Perspectiva Decolonial - Elenice de Souza Lodron Zuin e Eliane Costa Santos
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800846-africa-e-matematica--conexoes-e-experimentacoes-para-o-ensino-de-matematica
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Jogos africanos, mancalas, ensino de matemática, lei 10639/03
Resumo
O projeto África e Matemática: conexões e experimentações para o ensino de matemática, foi desenvolvido como subprojeto do projeto de extensão da UFBA Jogos Africanos e Ensino de Matemática, com a proposta de trabalhar com Matemática, no âmbito da Lei 10.639/03, utilizando duas mancalas de formato 2x6 para explorar conteúdos do ensino básico e possibilitar a alunos e professores conhecerem um pouco dos países africanos Cabo Verde e Togo. Abordamos e produzimos roteiros didáticos com mancalas de formato 2x6, com 12 buracos dispostos em 2 fileiras, com 6 buracos, sendo 48 sementes, quatro por buraco, são eles: o Adi do Togo e o Uril de Cabo Verde. As atividades de ensino desenvolvidas tiveram o objetivo de incorporar os jogos de semeadura na prática educacional, com foco nos alunos do ciclo final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada roteiro foi elaborado para viabilizar a implementação simplificada e concisa dentro da sala de aula, englobando contextualização histórica e geográfica, curiosidades, apresentação, regras e o tabuleiro do jogo. A fim de atingir os objetivos adotamos a metodologia de estudar e analisar materiais bibliográficos relativos a jogos africanos da família da mancala, tais como artigos, catálogos, sites, livros, etc. Após a escolha dos jogos Adi, do Togo, e Uril, de Cabo Verde, incluímos em nosso estudo materiais relativos sobre história, personagens, geografia e contemporaneidades destes países, passando a elaboração dos roteiros com informações sobre a origem, curiosidades, jogos similares, apresentação, descrição das regras, tabuleiro, incorporando razões e proporções para trabalhar com o Uril e operações com matrizes para trabalhar com o Adi. Durante o estudo, para criação e aplicação, foi utilizado como um dos referenciais teóricos o material Jogos Africanos e a Educação Matemática: Semeando com a família Mancala, produzido por Celso José dos Santos na Universidade Estadual de Maringá. Celso José apresenta como a falta de identificação do aluno com a produção do conhecimento matemático o afasta desta área do conhecimento, além do fato de que a matemática é uma ciência abstrata, por isso os docentes devem instigar os alunos com jogos que possam proporcionar o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, e mais ainda, devem buscar por jogos e histórias que tragam identificação a todos os alunos, assim, mostrará também que há produção lógico-matemática na África e ajudará a romper com a visão de produção científica única Greco-Romana e Eurocêntrica. O desenvolvimento do projeto foi muito importante para as aplicações dos jogos Adi e Uril no ensino médio, com atividades pensadas para alunos nesse momento escolar, permitindo a professores e alunos entrar em contato com temas que usualmente não são abordados no ensino de Matemática, proporcionando uma conexão com nossa ancestralidade africana. Durante a produção destes roteiros foi possível conhecer esta nova família de jogos e refletir sobre sua abordagem no ensino de Matemática.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAMPOS, Iasmin Moreno Santos Melo; SILVA, Mateus de Santana; MORAES, Simone Maria de. ÁFRICA E MATEMÁTICA: CONEXÕES E EXPERIMENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800846-AFRICA-E-MATEMATICA--CONEXOES-E-EXPERIMENTACOES-PARA-O-ENSINO-DE-MATEMATICA. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes