ENEGRECENDO O SERVIÇO SOCIAL NA UNESP/FRANCA: ONDE ESTÁ A REPRESENTAÇÃO RACIAL NO CORPO DOCENTE?

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
ENEGRECENDO O SERVIÇO SOCIAL NA UNESP/FRANCA: ONDE ESTÁ A REPRESENTAÇÃO RACIAL NO CORPO DOCENTE?
Autores
  • Rafael Matheus de Jesus da Silva
  • Amabile Maria de Moura Passos
  • Laurita de Queiroz Bomdespacho
  • Elaine Teixeira Alves dos Santos
  • Cheliman Alves Rodrigues
Modalidade
Comunicações Orais - apresentação remota e por vídeo
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800842-enegrecendo-o-servico-social-na-unespfranca--onde-esta-a-representacao--racial-no-corpo-docente
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Cotas Raciais; Políticas Afirmativas; Concurso Público; Representação Negra.
Resumo
As articulações assentadas pela consecução de um movimento estudantil da Universidade Estadual Paulista, Campus Franca, mobilizaram a participação de movimentos sociais, comunidade acadêmica, conselhos da categoria do Serviço Social, Núcleos de Estudos e Pesquisa, representantes políticos e conselhos de promoção da igualdade racial. Em conjunto, assinaram o manifesto preconizado pelos alunos negros da pós-graduação em Serviço Social, publicizado através da campanha de inclusão racial no quadro de formação dos docentes. Neste caminho o presente estudo objetiva discutir a trajetória e as mobilizações do Grupo COTAS, destacando a luta pela implementação de políticas afirmativas nos concursos públicos e outras demandas que impactam o acesso e a permanência estudantil. Emergência que evidencia a ausência da reserva de vagas destinadas às pessoas pretas, pardas e indígenas no contexto do curso de Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca. A relevância deste trabalho reside na necessidade de compreender as implicações no processo de reivindicação e reposição de novas políticas que assegurem a reparação aos grupos historicamente excluídos dos processos de formação de conhecimento. Nesse contexto, a ausência de representação negra é observada no quadro docente formado por professores/as marcadamente brancos/as. Se nos referimos às esferas hegemônicas que fragilizam a igualdade étnico-racial e material na sociedade, considerando os grupos historicamente marginalizados, por qual motivo esse quadro se mantém? Diante dessa problemática, é perceptível o modo como a construção do saber atravessa as práticas sociais e estruturantes. Interpretação que acompanha as discussões de Fanon (1957), sobre a linguagem colonizadora, internalizada nas representações que fomentam o predomínio racial nas diferentes relações segmentos da vida social, assimiladas a partir de valores, categorias, símbolos e referências que influenciam a visão de mundo forjadas em estruturas que privilegiam apenas um grupo social. Essa compreensão dialoga com a necessidade de posicionar uma perspectiva crítica radical e anticolonial fanoniana, que visa a centralidade dos novos marcos igualitários, em consonância com os regramentos jurídicos como Estatuto da Igualdade Racial, a lei 10.639/03 e outras legislações pertinentes, que impulsionam enfrentamentos do movimento social negro na busca por mudanças e reposição de saberes que emergem com a inserção de novos grupos raciais nas universidades. O estudo utiliza abordagem qualitativa, por meio de análise documental e revisão bibliográfica. A análise dos dados orientará o acompanhamento do grupo COTAS frente a esses processos, identificando as necessidades das políticas afirmativas nos concursos públicos em específico destinado ao curso do Serviço Social da UNESP/Franca. Ao final do estudo, serão apresentadas conclusões sobre a trajetória do grupo COTAS, os desafios enfrentados na implementação das políticas afirmativas e os resultados obtidos.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Rafael Matheus de Jesus da et al.. ENEGRECENDO O SERVIÇO SOCIAL NA UNESP/FRANCA: ONDE ESTÁ A REPRESENTAÇÃO RACIAL NO CORPO DOCENTE?.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800842-ENEGRECENDO-O-SERVICO-SOCIAL-NA-UNESPFRANCA--ONDE-ESTA-A-REPRESENTACAO--RACIAL-NO-CORPO-DOCENTE. Acesso em: 04/09/2025

Trabalho

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