GESTOS DE INTERPRETAÇÃO: RACISMO E ESTEREÓTIPOS RACIAIS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
GESTOS DE INTERPRETAÇÃO: RACISMO E ESTEREÓTIPOS RACIAIS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Autores
  • Márcia Regina de Souza
  • Joelma Aparecida Bressanin
Modalidade
GT 14: Discurso, Direitos Fundamentais e Luta de Classe - Mariana Souza e Naiara Silva
Área temática
Discurso
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800812-gestos-de-interpretacao--racismo-e-estereotipos-raciais-no-discurso-publicitario
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Discurso Publicitário; Racismo; Estereótipo
Resumo
Esta pesquisa, que se inscreve na perspectiva teórica da Análise de Discurso materialista, consiste em um recorte da tese de doutorado, em que foram analisados os sentidos sobre os negros no/pelo discurso publicitário produzidos a partir de propagandas e peças publicitárias interpretadas como racistas que tiveram circulação nas mídias digitais, nos anos iniciais do século XXI. Para a análise, selecionamos formulações que produzem sentidos de racismo a partir de estereótipos ligados à estética dos negros, sendo composto por dois materiais. O primeiro é a companha da esponja inox denominada Krespinha, da empresa Bombril, que teve repercussão no ano de 2020. O segundo é uma peça publicitária da marca Personal, que lançou um papel higiênico preto em 2017, utilizando o slogan “Black is Beautiful”. Nosso objetivo é compreender os gestos de interpretação que dão visibilidade aos efeitos de sentidos de racismo no discurso publicitário. Para tanto, analisamos o modo como se articulam língua, sujeito e história na produção de sentidos sobre o negro nas peças publicitárias que compõem nosso corpus. Como estereótipos estéticos, consideramos os sentidos cristalizados que se constituem por uma memória que significa a imagem do negro de forma pejorativa. São preconceitos que se marcam no corpo dos sujeitos e os colocam em uma posição de inferioridade em relação aos traços estéticos pautados em padrões eurocêntricos que são reforçados, especialmente, pelas teorias raciais e pelo processo de constituição da identidade nacional, pós independência do país. Como observamos, ao longo de nossas análises, a dominação não se realiza de forma plena, e a publicidade falha no ponto em que se manifesta a resistência dos sujeitos, no ponto em que o sujeito não se identifica com o discurso publicitário e com os modos de assujeitamento do sistema capitalista. A ruptura com o objetivo da publicidade se marca no gesto de contestação dos sujeitos que dão visibilidade aos sentidos de racismo produzidos pelas marcas e mostram a contradição que é constitutiva de todo discurso e organiza as formações discursivas. A contradição que organiza o todo complexo com dominante das formações discursivas é, também, o lugar da resistência. Por fim, por meio das análises realizadas, observamos a produção de efeitos de sentidos de racismo, que se atualizam a partir de uma memória de país escravocrata, constituído histórico-ideologicamente como racista, que reforça a divisão entre os sujeitos e os sentidos.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Márcia Regina de; BRESSANIN, Joelma Aparecida. GESTOS DE INTERPRETAÇÃO: RACISMO E ESTEREÓTIPOS RACIAIS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800812-GESTOS-DE-INTERPRETACAO--RACISMO-E-ESTEREOTIPOS-RACIAIS-NO-DISCURSO-PUBLICITARIO. Acesso em: 28/06/2025

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