"PESSOAS E COISAS": O BRINCAR ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA E SEUS IMBRÓGLIOS COM CRIANÇAS NA ESCOLA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
"PESSOAS E COISAS": O BRINCAR ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA E SEUS IMBRÓGLIOS COM CRIANÇAS NA ESCOLA
Autores
  • Anna Clara da Rocha Luz
  • Amana Rocha Mattos
Modalidade
GT 05: Por uma sala de aula queer e antirracista: práticas e estratégias para a construção de espaços de ensino/aprendizagem mais abertos e democráticos - Clarissa Gonzalez e Hellem Espíndola
Área temática
Gênero e Sexualidade
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800743-pessoas-e-coisas--o-brincar-enquanto-ferramenta-de-ensinoaprendizagem-dos-marcadores-sociais-da-diferenca-e-se
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Escola, Subjetivação, Gênero, Sexualidade, Psicologia Social
Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa-intervenção, que analisa os processos de subjetivação de crianças inseridas na educação básica em escolas públicas e as suas relações com o outro na instituição. O foco teórico-metodológico do projeto são as relações pautadas pelos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe. A partir desse material, analisamos e discutimos, de uma perspectiva feminista, antirracista e interseccional, como esses marcadores atuam nos processos de subjetivação nas escolas, cruzando e constituindo suas trajetórias em comunidade na relação com seus pares, assim como as suas próprias trajetórias individuais enquanto sujeitos inseridos no ambiente escolar. Nosso trabalho de campo consiste na realização de ciclos de oficinas de cinco encontros semanais, não-obrigatórios, com estudantes da faixa etária trabalhada pela equipe em cada momento para construir diálogos que abordam essas temáticas dentro das escolas públicas parceiras do projeto. Para conduzir uma discussão sobre a construção de espaços de ensino/aprendizagem mais abertos e democráticos, destacamos a oficina intitulada “Pessoas e Coisas”, cujo objetivo é o de facilitar o reconhecimento da existência das relações de poder e seus impactos sobre os indivíduos e seus relacionamentos, a fim de explorar as intersecções entre ato de brincar e as dinâmicas de poder presentes nos conflitos escolares,. Propomos, a partir disso, elaborar como essas relações de poder presentes no espectro das relações infantis entre si e com o mundo adulto foram acionadas na oficina “Pessoas e Coisas” quando aplicada em crianças de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, e como esses conceitos atuam no processo da subjetivação infantil dentro do ambiente escolar. A partir de cenas do campo, percebemos que a oficina permite que elas elaborem em suas linguagens o que são atos e falas violentas e como funcionam as relações de poder no cotidiano, como também revela o brincar enquanto potente ferramenta para trabalhar tais conceitos atravessados por marcadores sociais da diferença com crianças. Os resultados da oficina “Pessoas e Coisas” nos permitiu perceber a importância de, sempre que possível, abrir dentro das salas de aula espaços que permitam a brincadeira em seus próprios termos, valorizando o brincar enquanto potente ferramenta de saída da escola tradicional hegemônica para apostar em uma pedagogia engajada com as crianças, como também um meio possível para se trabalhar temas tão prezados para uma formação crítica das crianças dentro das salas de aula como gênero, sexualidade, raça, classe. Interpretamos o interesse fortemente presente das crianças diante da oficina como uma resposta de como é importante que haja um espaço para que elas possam elaborar e falar sobre tais temas livremente entre elas visto que, normalmente, esse espaço padece em outras esferas de seus convívios. Percebemos, pelas próprias crianças, que o espaço desta oficina é bem recebido e acolhido como esse possível coletivo em que elas são ouvidas horizontalmente, convocando a honestidade e a abertura radical, para “poder nomear os medos, expor sua resistência a pensar, expressar-se e honrar os momentos em que tudo se conecta e o aprendizado coletivo acontece” (hooks, 2020, p. 49).
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUZ, Anna Clara da Rocha; MATTOS, Amana Rocha. "PESSOAS E COISAS": O BRINCAR ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA E SEUS IMBRÓGLIOS COM CRIANÇAS NA ESCOLA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/800743-PESSOAS-E-COISAS--O-BRINCAR-ENQUANTO-FERRAMENTA-DE-ENSINOAPRENDIZAGEM-DOS-MARCADORES-SOCIAIS-DA-DIFERENCA-E-SE. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

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