ETNOFILOSOFIA NAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DO DILAZENZE EM ILHÉUS/BA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
ETNOFILOSOFIA NAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DO DILAZENZE EM ILHÉUS/BA
Autores
  • Amanda Santos da Silva
  • Francisco Nunes
Modalidade
GT 07: Didáticas Antirracistas: da formação à ação - Alessandra Pio e Celia Oliveira
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/799442-etnofilosofia-nas-praticas-socioeducativas-do-dilazenze-em-ilheusba
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Palavras-chave: Filosofia Africana, Práticas Socioeducativas, Dilazenze, Culturas afro-brasileiras, Ensino das relações étnico-raciais.
Resumo
Devido, em grande parte, ao “racismo estrutural” (ALMEIDA, 2019) herdado do período escravocrata nas Américas, se tornaram comuns e naturalizadas narrativas depreciativas sobre e pelas pessoas negras referentes às suas histórias e repertórios culturais, problema que afeta, frontalmente, nós negros e negras, independentemente, dos marcadores sociais de idade, sexo, gênero ou renda. Contudo, existem práticas socioeducativas que visam combater, tanto as causas, quanto os efeitos desta herança racista maldita e indesejada. Tais práticas se alinham aos dispositivos de regramentos jurídicos como a Lei 10.639/03 atualizada pela Lei 11.645/08. Na esteira do cumprimento destes instrumentos jurídicos, os temas e as questões discutidas e analisadas no âmbito dos processos de ensino-aprendizagem da filosofia africana alcançam dimensão singulares. Neste sentido, este resumo trata da pesquisa em realização no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relação Étnico-Raciais, da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Jorge Amado (Itabuna) que problematiza o alcance do ensino das relações étnico-raciais através da filosofia para crianças e adolescentes no Espaço Cultural Dilazenze, localizado em Ilhéus/BA, onde desde os seus primeiros acessos na organização, crianças e adolescentes conhecem os repertórios históricos, culturais e epistemológicos africanos através de um saber fazer que valoriza metodologicamente as tradições orais, os preceitos religiosos, as danças, a capoeira e o pensamento comunitário através de outros meios e abordagens tecnológicas ancestrais. O problema da pesquisa perpassa pelo seguinte questionamento: em que medida, de que maneira e em quais sentidos espaços culturais como o Dilazenze, através de suas práticas socioeducativas, auxiliam na construção de uma sociedade antirracista? A pesquisa analisa a introdução da filosofia africana (etnofilosofia) como abordagem teórico-metodológica no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, espirituais e, sobretudo, na construção da autoestima entre os/as estudantes negros/negras. Para tanto, apresentamos algumas reflexões sobre a obrigatoriedade da introdução dos temas e das questões relacionadas à história e cultura afro-brasileira e africana a partir de análises como as elaboradas por Renato Noguera sobre filosofia afroperspectivista, cujo intuito é possibilitar aos estudantes adentrarem ao pensar filosófico plural reconhecendo e legitimando a existência de várias dimensões do ser e do saber para além da eurocêntrica, ainda apresentada, erroneamente, como única possibilidade de produção de conhecimento racional. A metodologia da pesquisa baseia-se na coleta e analise de dados e informações na pesquisa de campo, utilizando fontes documentais diversas, desde as orais às impressas para explicitar como o Dilazenze, através de suas práticas socioeducativas, contribui no combate aos racismos. Outras referências basilares são as contribuições teórico-metodológicas elaboradas por Nei Lopes, Odera Oruka e Nilda Alves.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Amanda Santos da; NUNES, Francisco. ETNOFILOSOFIA NAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DO DILAZENZE EM ILHÉUS/BA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/799442-ETNOFILOSOFIA-NAS-PRATICAS-SOCIOEDUCATIVAS-DO-DILAZENZE-EM-ILHEUSBA. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes