DOCENTES NEGROS E SUAS NARRATIVAS DE LUTAS: A ESCRITA COMO ESTRATÉGIA E ESPAÇO DE ORGANIZAÇÃO NA GREVE DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NO PÓS-ABOLIÇÃO NO BRASIL EM 1918

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
DOCENTES NEGROS E SUAS NARRATIVAS DE LUTAS: A ESCRITA COMO ESTRATÉGIA E ESPAÇO DE ORGANIZAÇÃO NA GREVE DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NO PÓS-ABOLIÇÃO NO BRASIL EM 1918
Autores
  • Ladjane Alves Sousa
Modalidade
GT 32:Las mujeres negras/afrodescendientes en los procesos de emancipación en América Latina y el Caribe. Perspectivas históricas y contemporáneas - Anny Ocoró Loango e Joselina da Silva
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/799413-docentes-negros-e-suas-narrativas-de-lutas--a-escrita-como-estrategia-e-espaco-de-organizacao-na-greve-de-profess
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Narrativa docente, greve de professores, resistência negra, pós-abolição
Resumo
Estudar escritos históricos de docentes negros sobre a primeira greve de professores primários no Brasil, na cidade de Salvador em 1918, permitiu entender a escrita docente como estratégia e espaço de organização dos movimentos de mulheres e homens afro-latinos americanos no pós-abolição, último país da América a emancipar a população escravizada (ANDREWS; FUENTE, 2018). A greve docente que perdurou 8 meses reivindicado 29 meses vencimentos atrasados, de expressiva adesão feminina foi liderada por docentes negros. Dela criaram o Centro de Defesa do Professorado Primário e a Revista do Ensino. Da pesquisa de doutoramento em andamento, analisamos como a escrita se tornou a base estruturante da greve. As principais produções levantadas foram manifestos, cartas, moção de apoio, pronunciamentos e atas. Alguns trabalhos trazem contribuições significativas sobre a greve e sobre a história da profissão como Silva (1997), Costa e Conceição (2001), Silva (2017) e Miguel (2021), entretanto, nenhum dos autores, problematizou seus objetos de pesquisa considerando a categoria raça que atravessa as narrativas destes docentes foram as escavações epistemológicas ( MIRANDA, 2020) que nos permitiram aprofundar essas discussões. Constam nos registros notícias sobre despejos, mendicâncias, loucura e falecimento, desvelando aprofundamento das desigualdades nos escritos de sujeitos atravessados pelas categorias raça, gênero e classe social. Problematizar a narrativa docente exige pensarmos essas categorias e suas interseccionalidade (CARNEIRO, 2011), (GERDA, 2019), (COLLINS e BILGE, 2021). REFERÊNCIAS ANDREWS, George Reid; FUENTE, Alejandro de la (org.). Estudos afro-latino-americanos: uma introdução. Buenos Aires: CLACSO, 2018. CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011. COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2021. COSTA, Ana Alice; CONCEIÇÃO, Hélida. As mulheres na “Revolta dos Resignados”: a greve dos professores municipais em 1918. In: SARDENBERG, Cecilia M. B.; VANIN, Iole Macedo; ARAS, Lina M. Brandão de. Fazendo gênero na historiografia baiana. Salvador: NEIM/UFBA, 2001. p. 119 - 132. (Coleção Bahianas; 6). MIRANDA, Claudia. Entre escavações epistemológicas e praxis descolonizadoras: contribuições para outras pedagogias. In: Sumaya Mattar; Clarissa Suzuki; Maria Pinheiro. (Org.). A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras. 1ed.São Paulo: ECA-USP, 2020, v. 1, p. 75-87. MIGUEL, Antonieta. O professorado primário da Bahia: formação acadêmica, normatização legal e atuação política (1889-1930). 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017. SILVA, Fabiano Moreira da. Professorado municipal de Salvador: queixas, crises e greve (1912-1918). 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. SILVA, Maria Conceição Barbosa da Costa e. O ensino primário na Bahia: 1889-1930. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1997.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Ladjane Alves. DOCENTES NEGROS E SUAS NARRATIVAS DE LUTAS: A ESCRITA COMO ESTRATÉGIA E ESPAÇO DE ORGANIZAÇÃO NA GREVE DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NO PÓS-ABOLIÇÃO NO BRASIL EM 1918.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/799413-DOCENTES-NEGROS-E-SUAS-NARRATIVAS-DE-LUTAS--A-ESCRITA-COMO-ESTRATEGIA-E-ESPACO-DE-ORGANIZACAO-NA-GREVE-DE-PROFESS. Acesso em: 02/07/2025

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