VERSATILIDADE, NEGRITUDE E APAGAMENTO DE ZAÍRA DE OLIVEIRA: DISCUSSÕES PRIMORDIAIS

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

DOI
10.29327/9786527207535.799207  
Título do Trabalho
VERSATILIDADE, NEGRITUDE E APAGAMENTO DE ZAÍRA DE OLIVEIRA: DISCUSSÕES PRIMORDIAIS
Autores
  • Luzia Eleonora Rohr Balaj
Modalidade
GT 24: Musicalidades africanas e afro-diaspóricas como repositório da memória negra no Brasil - Renan Ribeiro Moutinho e Luiza Nascimento Almeida
Área temática
Memórias Negras
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/799207-versatilidade-negritude-e-apagamento-de-zaira-de-oliveira--discussoes-primordiais
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Zaíra de Oliveira, biografia, música popular brasileira, negritude, apagamento histórico
Resumo
Objetivo: A presente pesquisa em desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Música (Doutorado) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM-UNIRIO) traz à tona a biografia de Zaíra de Oliveira (1900-1951), cantora e educadora musical carioca e negra que viveu e desenvolveu sua carreira na primeira metade do século XX, abordando suas realizações artísticas e educacionais em paralelo com as questões histórico-sociais deste período. Justificativa: Tomando como ponto de partida o episódio de racismo velado sofrido pela intérprete em 1921, ao qual ela venceu um concurso de canto e foi preterida, perdendo uma bolsa de estudos no exterior para uma candidata branca, a pesquisa visa uma reparação histórica, debatendo questões sobre negritude e apagamento de artistas negros. Precursora em movimentos artísticos, sendo a primeira soprano negra a cantar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e gravando posteriormente marchinhas de carnaval, sambas e macumbas, discute-se o preconceito frente às suas opções estilísticas, visto que o samba sofria constante "recalcamento estético, pois mostrando de maneira demasiado gritante a marca de “música de negros”, ele fazia-se atribuir a mesma inferioridade atribuída a seus portadores" (1) . Busca-se ainda o reconhecimento de sua relevância para a Educação Musical, conduzindo alunos que posteriormente alcançariam sucesso, como Dona Ivone Lara. Embasamento teórico: A análise documental vem sendo realizada pela proposta de paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, buscando "informações que, para a sociedade que produziu o documento, pode ser tido apenas como fato posto, mas quando analisada e descontruída pelo historiador, pode revelar um sistema vigente na época de produção de tal documento" (2) . Concomitantemente, aborda-se a revisão bibliográfica, com discussão dos aspectos referentes à negritude e memória coletiva sob a ótica dos autores Kabengele Munanga e Maurice Halbwachs respectivamente, além de estudiosos que debatem a história da canção popular brasileira e seus atravessamentos sociais, ressaltando-se: José Ramos Tinhorão, Ruy Castro e Salviano Cavalcanti. Metodologia de pesquisa: A pesquisa qualitativa vem apurando, como fontes primárias, os acervos reais e digitais, bem como os fonogramas mecânicos e elétricos de 78 rotações de instituições arquivísticas do estado do Rio de Janeiro. Análise ou resultados: O estudo encontra-se na fase de levantamento documental, fonográfico e bibliográfico, visando posterior depuração e descrição dos dados obtidos. Conclusões: Face aos dados apurados até o momento, reforça-se a necessidade de preenchimento desta lacuna histórica, promovendo o reconhecimento das contribuições de Zaíra de Oliveira no âmbito artístico e educacional. Reitera-se a importância desta temática pelo contexto social colonial que, ainda hoje, menospreza as ações de artistas negros e mulheres musicistas. Promovendo o debate do racismo e apagamento histórico, espera-se que esta tese colabore para a elaboração de novos paradigmas, favorecendo a concepção de contextualizações sociais mais igualitárias. 1 SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 2001: (197) 2 COELHO, Ana Luíza. O paradigma indiciário como metodologia para estudos historiográficos. Anais do Fórum FEPEF-Unimontes, 2014: (1)
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BALAJ, Luzia Eleonora Rohr. VERSATILIDADE, NEGRITUDE E APAGAMENTO DE ZAÍRA DE OLIVEIRA: DISCUSSÕES PRIMORDIAIS.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/799207-VERSATILIDADE-NEGRITUDE-E-APAGAMENTO-DE-ZAIRA-DE-OLIVEIRA--DISCUSSOES-PRIMORDIAIS. Acesso em: 22/09/2025

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