NEGAR E OCULTAR: REFLEXÕES SOBRE O GESTO NO DISCURSO EM MAFALDA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
NEGAR E OCULTAR: REFLEXÕES SOBRE O GESTO NO DISCURSO EM MAFALDA
Autores
  • Luciane Botelho Martins
Modalidade
GT 14: Discurso, Direitos Fundamentais e Luta de Classe - Mariana Souza e Naiara Silva
Área temática
Discurso
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/797580-negar-e-ocultar--reflexoes-sobre-o-gesto-no-discurso-em-mafalda
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Negar, Ocultar, Raça, Classe Social, Mafalda.
Resumo
Há aproximadamente sessenta anos nascia na Argentina a personagem feminina “infantil” que não só viria a tornar-se símbolo do país no mundo, como também aquela que daria voz às “minorias”, sobretudo no que concerne às injustiças e às desigualdades sociais. Mafalda, personagem principal das tirinhas de Quino teve sua primeira publicação registrada na revista Primera Plana em 1964 e, até 1973 foram pelo menos 2.113 tiras inéditas publicadas em diferentes periódicos sobre os mais diversos temas, entre os quais destacamos para essa pesquisa aquelas que tratam sobre questões de raça e classes sociais. O objetivo da pesquisa é, portanto, à luz da análise de discurso de filiação francesa: I. observar as posições-sujeito assumidas por duas personagens femininas (Mafalda e Susanita); II. identificar a (s) Formação(ões) Discursiva(s) – FDs com a(s) qual (is) esses dois sujeitos se identificam; III. e, compreender o funcionamento discursivo presente nos gestos de negar e ocultar em práticas de linguagem que tem como tema raça e classes sociais “minoritárias”. Sabendo, pois que conforme aponta INDURSKY, a negação “permite que se expressem, simultaneamente, no mesmo enunciado os pontos de vista antagônicos de dois enunciadores” (1990, p. 118), acredita-se que também no gesto de ocultar e/ou encobrir um fato/saber há um movimento que funciona às avessas produzindo um sentido que coloca em evidência o objeto encoberto. Trata-se, pois de uma presença-ausente em que o real da história emerge como “indício de um espaço de significação que não está vazio”. (ORLANDI, 2008, p. 5). Isso posto e para dar conta dessa proposta serão tomadas como observatório de análise dos processos discursivos, três tirinhas que apresentam o diálogo entre as personagens Mafalda e Susanita. A organização do corpus que teve como critério de seleção o diálogo entre as duas personagens é constituído por duas tirinhas que tratam sobre raça/racismo e por uma que trata sobre classes sociais.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Luciane Botelho. NEGAR E OCULTAR: REFLEXÕES SOBRE O GESTO NO DISCURSO EM MAFALDA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/797580-NEGAR-E-OCULTAR--REFLEXOES-SOBRE-O-GESTO-NO-DISCURSO-EM-MAFALDA. Acesso em: 21/05/2025

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