“PRETITUDE EM FOCO”: UM PROJETO FOTOGRÁFICO PARA DISCUTIR RAÇA E IDENTIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
“PRETITUDE EM FOCO”: UM PROJETO FOTOGRÁFICO PARA DISCUTIR RAÇA E IDENTIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Autores
  • João Luiz Pereira Da Costa Ferreira
Modalidade
GT 04: Diálogos insubmissos para práticas de ensino nas salas de aula de línguas: encruzilhando raça, gênero, sexualidade e classe - Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa e Kelly Barros Santos
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/794540-pretitude-em-foco--um-projeto-fotografico-para-discutir-raca-e-identidade-nas-aulas-de-lingua-inglesa
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Pretitude, Fotografia, Raça, Identidade, Ensino de Língua Inglesa
Resumo
A Bahia, estado majoritariamente negro, possui uma história marcada pela diversidade cultural, com influências africanas, indígenas e europeias que moldaram a identidade da região. Assim, as discussões sobre raça e identidade refletem questões que afetam diretamente a vida dos jovens baianos. Em contrapartida, as aulas de Língua Inglesa têm o potencial de serem mais do que apenas um veículo para a aquisição de gramática e habilidades comunicativas, podendo a sala de aula de Língua Inglesa se tornar um espaço para o reconhecimento e questionamento das estruturas de poder, dos estereótipos, dos preconceitos e das desigualdades presentes nas relações sociais. Nesse sentido, a fotografia surge como uma possibilidade para explorar o texto em suas múltiplas dimensões, como objeto multissemiótico e multimodal, como conclamado por Baptista (2016). Levando esses fatores em consideração, o presente trabalho pretende relatar a experiência vivenciada com estudantes de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Feira de Santana - BA, a partir do “Pretitude em Foco”, um projeto fotográfico financiado pelos editais Professor Jorge Conceição, em 2022, e Makota Valdina, em 2024. Em conformidade com o Documento Curricular Referencial da Bahia (Secretaria da Educação do Estado da Bahia, 2019), os ensaios emergem de discussões sobre identidade racial e a fotografia como expressão artística, permitindo que os próprios estudantes atuem como modelos, fotógrafos e maquiadores. O projeto reconhece que os muitos anos de colonização fizeram com os que os negros desprezassem a sua própria identidade a fim de se aproximar do perfil da “branquitude” (Bento, 2022). No entanto, como ressaltado por Gonzalez (2020), se ainda existe muito negro que se sente inferiorizado diante do branco, “(...) a gente tem mais é que tentar mostrar que a coisa não é bem assim, né?” (Gonzalez, 2020, p. 204). Nesse sentido, Gomes (2001) problematiza a representação negativa dos negros e destaca o papel da escola em promover uma imagem positiva do corpo negro. Como sugerido pela autora, “[...] a escola não poderia lançar um olhar sobre a beleza da estética negra [...]?” (Gomes, 2001, p. 94). Assim, fundamentando-se também nos estudos de Fanon (2008), Hall (2003), hooks (2013), Pinheiro (2023), Ribeiro (2019) e Tolentino (2022), o “Pretitude em foco” compreende a arte como importante instrumento de luta na construção de uma educação antirracista. A análise crítica dos depoimentos dos estudantes que participaram do projeto em 2022, disponíveis em formato de documentário no YouTube, revela que o "Pretitude em Foco", por meio de uma exposição itinerante, conscientizou os estudantes a serem protagonistas e autores de discussões antirracistas em suas comunidades e contribuiu para o resgate da sua auto-estima. Resultados preliminares da pesquisa de doutorado, ainda em andamento, demonstram como as aulas de Língua Inglesa podem ser desenvolvidas sob uma perspectiva afrocentrada e decolonial, utilizando a fotografia para promover uma discussão crítica acerca da língua(gem) na escola pública.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, João Luiz Pereira Da Costa. “PRETITUDE EM FOCO”: UM PROJETO FOTOGRÁFICO PARA DISCUTIR RAÇA E IDENTIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/794540-PRETITUDE-EM-FOCO--UM-PROJETO-FOTOGRAFICO-PARA-DISCUTIR-RACA-E-IDENTIDADE-NAS-AULAS-DE-LINGUA-INGLESA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes