ESCRITA (TRANS)FORMATIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMPULSOS, ATRAVESSAMENTOS E TRAVESSIAS

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
ESCRITA (TRANS)FORMATIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMPULSOS, ATRAVESSAMENTOS E TRAVESSIAS
Autores
  • Edinéia Alves Cruz
Modalidade
Comunicações Orais - apresentação presencial.
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787818-escrita-(trans)formativa-e-educacao-do-campo--impulsos-atravessamentos-e-travessias
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Escrita (trans)formativa; Educação do Campo; Sujeitos; Conscientização; Vinculações identitárias.
Resumo
“O mundo era um pedaço complicado para o menino que viera da roça. Não vi nenhuma coisa mais bonita na cidade do que um passarinho”. Tilintando em minha mente em concordância com as reflexões do poeta Manoel de Barros (1916-2014) “Sobre sucatas”, esse trecho provocou passos perseguidores de utopias para além dos horizontes já povoados das interfaces políticas e ontológicas da Sociolinguística Interacional e da Análise do Discurso Crítica com a Educação do Campo. Na perspectiva de busca pela conscientização coletiva sobre o que há debaixo dos calos de nossas mãos, enquanto sujeitos relacionais e linguísticos, construtores da Educação do Campo no Distrito Federal, o curso de extensão Escrita (trans)formativa e Educação do Campo: impulsos, atravessamentos e travessias, pareceu um modo profícuo de experienciar uma metodologia (auto)etnográfica crítica de construção coletiva de dados, por meio da escrita autoral, para significação de uma caminhada de pesquisa-vida, ao longo do curso de doutorado em linguística pelo PPGL/UnB, para reverberações emancipatórias para além dele. Reunindo práticas teóricas constituídas coletiva e processualmente com o Gecria (Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa - UnB/CNPq) e o Soleduc (Grupo de Pesquisa (Socio)linguística, Letramentos Múltiplos e Educação - UnB/CNPq), por meio do Decanato de Extensão da UnB e com apoio da Escola Parque da Natureza de Brazlândia - EPNBraz, ministrei o curso com profissionais em diferentes atuações no âmbito escolar e estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, em dois encontros e prazeres escritos de casa. A intencionalidade era/é estudar, por meio da escrita autoral, possíveis vinculações (e/ou desvinculações) identitárias de profissionais atuantes em Escolas do Campo e sujeitos envolvidos com a Educação do Campo com seus territórios de atuação e vida e com os princípios elencados na Portaria SEEDF nº 419/2018. Para isso, foi necessário incentivar processos de conscientização acerca da função da Educação, da Escola e do/a Educador/a do Campo, por meio da escrita de si de essência foucaultiana (crítica, criativa e reflexiva), na perspectiva da identidade como constructo sociocultural e fomentar tais processos em relação às vinculações pessoais com os pressupostos da Educação do Campo e compromissos legais e simbólicos assumidos na escolha de territórios camponês como local de atuação profissional e/ou vida. Dessa forma, como elucidam os textos autorais produzidos, lidos e discutidos ao longo da formação, nesse percurso (trans)formativo, permeado por acolhimento, expressão corporal, música, poesia, diálogo, valorização humana, criatividade e criticidade, em circularidade, foram aprofundados e fomentados processos de conscientização dos participantes acerca de si como seres humanos e profissionais/estudantes que afetam a construção da Educação do Campo e dos modos de fazê-lo, na relação do eu com o outro e com o território de atuação/vida por meio da responsabilidade social assumida. Os cursistas se mostraram sensibilizados e mobilizados para a construção de saberes e o engajamento na luta pela legitimação da Educação do Campo que é, simultaneamente, fenômeno educacional de origem popular, categoria de análise, modalidade de ensino, direito popular e dever do Estado.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Edinéia Alves. ESCRITA (TRANS)FORMATIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMPULSOS, ATRAVESSAMENTOS E TRAVESSIAS.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787818-ESCRITA-(TRANS)FORMATIVA-E-EDUCACAO-DO-CAMPO--IMPULSOS-ATRAVESSAMENTOS-E-TRAVESSIAS. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

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