LETRAMENTOS ANTIRRACISTAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
LETRAMENTOS ANTIRRACISTAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Autores
  • Carlos Matheus da Silva-Mello
Modalidade
Comunicações Orais - apresentação presencial.
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787691-letramentos-antirracistas-e-a-formacao-de-professores-de-linguas
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Letramentos Antirracistas, Formação de Professores de Línguas, Decolonialidade
Resumo
Frantz Fanon (2020) assevera que falar uma língua implica assimilar sua cultura e carregar o peso de uma civilização, haja vista ser o mundo implicado pela linguagem. A língua portuguesa, imposta a nós em meio à violência da colonização, compõe uma lente cultural que embaça a nossa visão sócio-histórica de Brasil. Ana Lúcia Silva Souza (2011) explica que esse processo furtou do negro a capacidade de sustentar suas histórias e memórias, uma vez que o lugar de produção da palavra fora destituído por uma nova língua, uma que se encontra fora de seu domínio. De acordo com Leandro Queiroz (2020), a desigualdade racial é um contínuo do passado escravocrata, que constitui o Estado brasileiro ema sua busca pela manutenção do negro no espaço de subalternidade. Toda a construção da sociedade brasileira se fundamenta nisso e em sua constituição linguística, que serve à colonialidade no processo de desvalorização de epistemes, com vistas à homogeneização do conhecimento. Para Souza (2011, p.40), "para ser leitor, dentro de um processo em que a palavra escrita é europeia e responde às teorias racistas vigentes, é preciso embranquecer”. Míriam Jorge (2012) retoma a importância da raça no ensino de línguas, uma vez que ensinar e aprender línguas envolve interação de grupos que são marcados de forma social, histórica, racial e linguística, e que, portanto, a busca por letramentos críticos precisa endereçar as questões raciais, letramento é uma constante negociação de sentidos, e a criticidade construída do questionamento e de outras formas de ler e escrever a realidade reforça a importância de construir caminhos para que possamos ler e escrever um mundo que enfrente a realidade do racismo. Minha jornada enquanto pesquisador transita por trabalhos e leituras que questionam o silenciamento do corpo negro perpetuado através de estruturas de poder no espaço escolar, portanto, o objetivo da presente pesquisa é propor um percurso didático de letramentos antirracistas em uma disciplina do curso de Licenciatura em Letras de uma Universidade pública em Goiás e discutir os desencadeamentos possíveis provocadas por uma experiência de enfrentamento do racismo. Os aspectos metodológicos do presente trabalho seguem em uma perspectiva pós-qualitativa, influenciado pela leitura de Elizabeth A. St Pierre (2014) que aponta a necessidade de romper com o estruturalismo e avançando na autonomia do pesquisador, buscando uma forma outra de abordar e interpretar a pesquisa e o material empírico. Para a autora, o método não é uma recomendação ou receita, mas a descrição dos caminhos pelos quais a pesquisa se desenrolou, deixando de lado as discussões eurocêntricas e o positivismo que se preocupa tanto com uma objetividade neutra.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA-MELLO, Carlos Matheus da. LETRAMENTOS ANTIRRACISTAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787691-LETRAMENTOS-ANTIRRACISTAS-E-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES-DE-LINGUAS. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

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