O RAP NO HAITI: ESTILO MUSICAL, FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
O RAP NO HAITI: ESTILO MUSICAL, FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO
Autores
  • Fritznel HONNEUR
Modalidade
Comunicações Orais - apresentação presencial.
Área temática
Discurso
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787585-o-rap-no-haiti--estilo-musical-ferramenta-de-resistencia-e-reconhecimento-identitario
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Rap Kreyòl; Resistencia Popular; Reconhecimento identitário.
Resumo
OBJETIVO Este trabalho é, antes de tudo, um conjunto de Reflexões sobre os discursos de alguns rappers no Haiti a partir da teoria de “Ressonância biográfica” de Jean Evenson Lizaire e a teoria de “dupla consciência” de Paul Gilroy. Para mostrar como o RAP KREYÒL (RAP CRIOULO) se apresenta tanto como estilo musical da diáspora africana, quanto como ferramenta de resistência nas lutas sócio-políticas e de reconhecimento identitário dessa mesma diáspora dentro do país caribenho, Haiti. JUSTIFICATIVA A ideia que nos leva a fazer este trabalho, numa certa medida, é de fazer um estudo comparativo de diferentes músicas, de diferentes artistas segundo os discursos veiculados. Como um artista de um Bairro X consegue encarregar um discurso ligado ao quotidiano de um Barrio Y. Como nesta perspectiva a vida do Rapper não se diferença da vida de qualquer outra pessoa dos Bairros mais desfavorecidos dentro do país. Como o artista converte em porta-voz de seus parecidos. EMBASEAMENTO TEORICO Neste trabalho, utilizamos duas teorias fundamentais. De um lado, trabalhamos com a teoria de “ressonância biográfica” de Evenson Lizaire para poder explicar como o artista tem um discurso de uma vez individual porque, concerna sua vida pessoal e também coletivo porque, o artista compartilha o mesmo contexto sociocultural e político das outras pessoas. De outro lado, trabalhamos com a teoria de “Dupla consciência” de Paul Gilroy, para mostrar como o artista tenta de reconhecer sua identidade a través de sua música. METODOLOGIA Para realizar este trabalho utilizamos a metodologia qualitativa baseada na análise de discurso. Como instrumento, fizemos uma coleta de áudio a partir da Plata forma Youtube, ouvimos cada música várias vezes para ter certeza sobre as palavras; as frases etc. Assim, conseguimos transcrever cada letra de cada musica sem dificuldade. Desta mesma forma fizemos um levantamento bibliográficos vinculados com a temática e as teorias que trabalhamos. CONCLUSÃO Como conclusão, podemos enfatizar sobre duas coisas. Primeiramente, mostramos como as letras do “Rap kreyòl” (Rap Crioulo) se focaliza nos problemas mais profundos da sociedade onde, os jovens das periferias representam o principal alvo desses problemas. E que, os artistas são os porta-voz desses jovens desfavorecidos. Assim, a partir da teoria de “ressonância biográfica” de Evenson Lizaire conseguimos mostrar como os rappers levar um discurso de uma vez individual e das comunidades de seu mesmo contexto sociocultural e político. Desta mesma forma, explicamos como esses discursos podem ter um papel importante nas práticas de resistência da massa popular. E de outro lado, com teoria de Dupla consciência de Paul Gilroy tentamos explicar como o rapper se reconhece a partir de uma identidade vinculada mais com a África em lugar de se ver na elogia pelos valores ocidentais. Então, como negro e fruto do atlântico, o rapper se encontra no vodu haitiano como identidade que cria seu laço direto com seus ancestrais africanos.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HONNEUR, Fritznel. O RAP NO HAITI: ESTILO MUSICAL, FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787585-O-RAP-NO-HAITI--ESTILO-MUSICAL-FERRAMENTA-DE-RESISTENCIA-E-RECONHECIMENTO-IDENTITARIO. Acesso em: 20/06/2025

Trabalho

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