HORA DA LEITURA: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
HORA DA LEITURA: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores
  • Rafaela Alves Luzia da Silva
  • Hellen Christina Azedias de Melo
  • Letícia Sousa Campos da Silva
  • Maria Cristina do Amaral Moreira
Modalidade
Comunicações Orais - apresentação presencial.
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787513-hora-da-leitura--a-literatura-infantil-como-ferramenta-antirracista-para-o-ensino-de-ciencias-com-criancas-do-ens
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Literatura negra, ensino de ciências, literatura infantil e práticas antirracistas.
Resumo
O presente trabalho foi motivado pela urgente necessidade de desenvolver propostas pedagógicas que rompam com a lógica colonial já estabelecida nos currículos escolares, incluindo o de ciências. Considerando o contexto do ensino fundamental I e compreendendo a importância da literatura infantil para crianças, entendemos o livro como uma ferramenta antirracista em potencial. Com isso, o objetivo geral do trabalho é investigar livros que possibilitem a interseção entre literatura negra e o ensino de ciências em prol de uma prática antirracista. Tal proposta é o recorte de uma pesquisa de doutoramento da autora principal, que elaborará como produto educacional “Ciência preta na escola”, uma revista de divulgação científica para crianças. Dialogamos com a lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana nas escolas do país e a inclusão dessas temáticas no currículo escolar (BRASIL, 2003), com Corsino (2010), que aponta os aspectos e funções do texto literário para a infância, principalmente no que tange à interação com a linguagem e a experimentação de sentimentos e com Rosa (2021), que nos apresenta uma literatura negra afetiva e as possibilidades de representatividade nesses escritos. Para Pinheiro (2020), a ciência, enquanto espaço de poder, está associada à imagem de sujeitos sociais que atendem ao padrão europeu. Assim, torna-se relevante pensar em estratégias educacionais que caminhem na direção contrária também nesta área do conhecimento. A proposta foi metodologicamente desenvolvida com um grupo de 3 estudantes do 5º ano do ensino fundamental I, participantes do projeto de iniciação científica júnior “Por uma escola preta das coisas na escola: decolonialidade, divulgação científica e protagonismo discente”. O projeto foi desenvolvido no Colégio Pedro II durante os meses de junho a dezembro de 2023 e uma das estratégias adotadas foi a investigação de livros infantis que possibilitem a interseção entre literatura negra e o ensino de ciências se tornou uma demanda latente. Para tal, as bolsistas do projeto leram alguns livros previamente selecionados pelas docentes do projeto e outros livros encontrados na prateleira “literatura afro-indígena” da biblioteca da instituição. Após a leitura, responderam um questionário com os itens “título do livro”, “autor(a)”, “ilustrador(a)”, “editora”, “quantas estrelas você daria para esse livro?”, “Você recomendaria esse livro? Justifique essa resposta”, “Você acredita que a história contada nesse livro tenha relação com a disciplina Ciências? Justifique a sua resposta” e “ Escreva uma sinopse para esse livro”. A análise dos questionários contribuiu para a seleção de livros que serão incluídos na revista de divulgação científica mencionada anteriormente. A proposta contribuiu ainda para apontar a relevância do protagonismo discente em atividades pedagógicas e a marcar a literatura infantil como terreno fértil para escurecer a ciência ensinada nas escolas para crianças do ensino fundamental I.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Rafaela Alves Luzia da et al.. HORA DA LEITURA: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787513-HORA-DA-LEITURA--A-LITERATURA-INFANTIL-COMO-FERRAMENTA-ANTIRRACISTA-PARA-O-ENSINO-DE-CIENCIAS-COM-CRIANCAS-DO-ENS. Acesso em: 11/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes