O MAIS IMPORTANTE É INVENTAR O BRASIL QUE NÓS QUEREMOS: REDESENHANDO A ALEGORIA DA REPÚBLICA.

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
O MAIS IMPORTANTE É INVENTAR O BRASIL QUE NÓS QUEREMOS: REDESENHANDO A ALEGORIA DA REPÚBLICA.
Autores
  • Thabata Castro
Modalidade
Comunicações Orais - apresentação presencial.
Área temática
Discurso
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787445-o-mais-importante-e-inventar-o-brasil-que-nos-queremos--redesenhando-a-alegoria-da-republica
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
alegoria; mulheres negras; história da arte afrobrasileira;
Resumo
Este artigo nasce da vontade de revisitar. Um impulso me tomou quando me deparei com a obra O mais importante é inventar o Brasil que nós queremos – 2021, de Elian Almeida, na exposição Crônicas Cariocas –MAR/RJ 2021 a 2022. Olhar para ela foi estar na frente da realidade de constituição do Brasil, a obra é em minha leitura uma resposta a Pátria - 1919 de Pedro Bruno, ela cutuca a alegoria oficiosa da República, recolocando as mulheres negras como presença fundamental na constituição do Brasil, assim como fora do papel serviçal que sempre foram retratadas na História da Arte branco brasileira (Simões). Durante o tempo de escrita desse artigo, outros momentos importantes aconteceram envolvendo essa obra: Atos de revolta: outros imaginários de independência - MAM /RJ 2022 a 2023; a exposição Brasil futuro: As formas da democracia – MUN/DF 2023, que marcou a retomada da democracia no Brasil nas últimas eleições presidenciais e o desfile da Beija flor sobre o enredo Brava Gente! O Grito dos excluídos no bicentenário da independência de 2023, com um carro alegórico que faz menção ao trabalho de Elian. Minha proposta é analisar as imagens do artista expostas nesses eventos promovendo leituras que as coloquem no lugar de ponta da história da arte brasileira. Elevando-as perpetuando o discurso que as imagens trazem, tensionando assim o discurso oficial. Confrontando a obra de Pedro Bruno e analisando-a quanto ao contexto histórico e formadora de uma equivocada identidade nacional. Identificando assim que as obras de Elian propõem um retrato de Brasil que requalifica a imagem da mulher negra, trazendo com elas narrativas de beleza, pertencimento, autoria e riqueza e sua importância na trajetória do país. Compreendendo que o contexto sociopolítico e sociocultural em que ele está inserido valoriza a diversidade étnica e questiona cânones adotados por uma história da arte racista que promoveu por anos o apagamento de uma visualidade realmente brasileira.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Thabata. O MAIS IMPORTANTE É INVENTAR O BRASIL QUE NÓS QUEREMOS: REDESENHANDO A ALEGORIA DA REPÚBLICA... In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/787445-O-MAIS-IMPORTANTE-E-INVENTAR-O-BRASIL-QUE-NOS-QUEREMOS--REDESENHANDO-A-ALEGORIA-DA-REPUBLICA. Acesso em: 13/05/2025

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