TECNOLOGIA SOCIAL LICURI: UMA ALTERNATIVA PARA GERAÇÃO DE RENDA, SUSTENTABILIDADE E SOBERANIA ALIMENTAR PARA CAMPONESES DO SEMIÁRIDO.

Publicado em 20/11/2023 - ISBN: 978-65-272-0008-6

Título do Trabalho
TECNOLOGIA SOCIAL LICURI: UMA ALTERNATIVA PARA GERAÇÃO DE RENDA, SUSTENTABILIDADE E SOBERANIA ALIMENTAR PARA CAMPONESES DO SEMIÁRIDO.
Autores
  • Camila de Moraes Pereira Brito
  • Gildasio Dos Santos Andrade
Modalidade
Resumo expandido de trabalhos teórico-conceituais
Área temática
Tecnologias Sociais
Data de Publicação
20/11/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1_sepets/706438-tecnologia-social-licuri--uma-alternativa-para-geracao-de-renda-sustentabilidade-e-soberania-alimentar-para-camp
ISBN
978-65-272-0008-6
Palavras-Chave
Licuri, tecnologias sociais, geração de renda, camponeses.
Resumo
Tecnologia Social Licuri: Uma alternativa para geração de renda, sustentabilidade e soberania alimentar para camponeses do semiárido. BRITO, Camila de Moraes Pereira Brito 1, ANDRADE, Gildasio dos Santos 2. 1 ARESOL, camila.uefsmpa@gmail.com ,2 UEFS, gildasiopjr@gmail.com Ancestralmente, coletar o cacho, secar e tirar da casca a amêndoa do liuri, foi uma atividade desenvolvida predominantemente pelo público feminino do campo, a fim de complementar o regime alimentício e a renda familiar. Até pouco tempo atrás essa era uma cadeia produtiva sem nenhuma visibilidade, não existiam maquinários para o seu beneficiamento, tão pouco estudos direcionados para o seu potencial, tendo como finalidade principal a amêndoa para uso doméstico na culinária, onde as mulheres de forma rudimentar quebram a casca do licuri na pedra e manualmente separam da casca a amêndoa, juntando entre 3 a 4 kg de amêndoa de licuri em 8 horas de trabalho. A fim de mudar esse contexto, ressalta-se a importância das tecnologias sociais no processo de valorização e a adequação nas condições de trabalho, na busca de práticas que contribuam desde o cultivo até o seu beneficiamento, com base na convivência com o semiárido para que o extrativismo e o processamento do licuri ocorram de forma sustentável, além de garantir a soberania e empoderamento dos camponeses. Para isso, entidades do território do sisal, interior da Bahia, Escola Família Agrícola do Sertão- EFASE, Associação Regional dos grupos Solidários de Geração de Renda- ARESOL e Cooperativa Regional dos/as Agricultores/as Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária- COOPERSABOR. se articulam desde 2008 para garantir o desenvolvimento e fortalecimento do sistema produtivo do licuri. Atualmente, os debates em torno do sistema produtivo não se atem apenas a produção de alimentos (amêndoa), mas também a geração de renda, trabalho, agregação de valor e preservação ambiental. São uma diversidade de produtos, artesanato de palha, cerveja, doces, biscoitos, pães, bolos, azeite, óleo para cosméticos, ração animal, um universo de possibilidades que vem transformando a realidade de camponeses do semiárido. O que motiva este trabalho é o sentimento de pertencimento desta realidade, como agricultor familiar que participa ativamente destas organizações solidárias. O ingresso no curso de Tecnologia em Agroecologia traz a responsabilidade de sistematizar o potencial de uma cultura agroextrativista, o licuri, que além de visibilizar as práticas das organizações solidárias, traz para o meio acadêmico a necessidade de potencializar uma cultura que pode gerar trabalho e renda para a agricultura familiar, mas também das práticas agroecológicas que podem contribuir para a preservação do bioma da Caatinga.
Título do Evento
1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (SEPETS)
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRITO, Camila de Moraes Pereira; ANDRADE, Gildasio Dos Santos. TECNOLOGIA SOCIAL LICURI: UMA ALTERNATIVA PARA GERAÇÃO DE RENDA, SUSTENTABILIDADE E SOBERANIA ALIMENTAR PARA CAMPONESES DO SEMIÁRIDO... In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Centro de Tecnologia da UFRJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1_SEPETS/706438-TECNOLOGIA-SOCIAL-LICURI--UMA-ALTERNATIVA-PARA-GERACAO-DE-RENDA-SUSTENTABILIDADE-E-SOBERANIA-ALIMENTAR-PARA-CAMP. Acesso em: 13/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes