PREV-IST APLICATIVO MULTIPLATAFORMAS CONSTRUÍDO PARA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS

Publicado em 20/11/2023 - ISBN: 978-65-272-0008-6

Título do Trabalho
PREV-IST APLICATIVO MULTIPLATAFORMAS CONSTRUÍDO PARA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS
Autores
  • Igor Barreto Meirelles
  • João Victor Manço Resende
  • Jorge Luiz Lima da Silva
  • Claudia Maria Messias
Modalidade
Resumo expandido de Relatos de Experiências
Área temática
Tecnologias Sociais
Data de Publicação
20/11/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1_sepets/697971-prev-ist-aplicativo-multiplataformas-construido-para-educacao-sexual-nas-escolas
ISBN
978-65-272-0008-6
Palavras-Chave
aplicativos móveis; educação sexual; tecnologia da informação em saúde.
Resumo
Introdução: pesquisa nacional de saúde de 2019 aponta que o brasil apresentou 1 milhão de pessoas com diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis ao longo do ano, correspondeu a 0,6% da população jovem. A educação em saúde constitui-se como uma ferramenta essencial na construção de saberes e práticas direcionadas para os processos de prevenção e promoção em saúde. Marcada por seu dinamismo, essas atividades propõem-se realizar um processo de trabalho capaz de transformar a situação de saúde da sociedade, assim como sua consciência sanitária. Essa prática educacional está difundida em diversas vertentes dentro dos aspectos de saúde. Objetivo: demonstrar as etapas de construção de aplicativo abordando informação sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes. Método: trata-se de estudo metodológico de relato de experiência do passo a passo da construção de protótipo tecnológico que objetiva a construção de aplicação em desktop e mobile. Esse método permite relatar as vivências do autor, de modo escrito, se somando à produção de conhecimentos. Esse registro, se torna relevante para o aumento da acessibilidade de conhecimento da sociedade. Nas Instituições de Ensino Superior (IES), esse tipo de estudo faz parte dos trabalhos publicados por docentes e discentes nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. No ensino, destacam-se materiais oriundos de estágios, que representam momentos edificantes para a formação profissional e humana. O relato de experiência ajuda na compreensão das especificidades como, por exemplo, a utilização de materiais didáticos voltados para determinado grupo ou população. O trabalho descreve as atividades iniciadas em junho de 2021, tendo em vista construção de material para auxiliar na prevenção / educação / promoção da saúde de jovens, por meio de app que pudesse ser para desktop e mobile sobre IST. Sendo finalizado e disponibilizado para download em fevereiro de 2022. O recurso conta com a linguagem de programação JavaScript, e o Figma (editor gráfico de vetor, colaborativo) para o design, foi utilizada a metodologia progressive web app (PWA). Uma das ferramentas (framework) do JavaScript é o Vue.js é um framework de código-aberto, o qual foi utilizado para o desenvolvimento da interface de usuário, auxiliando na reunião de todos os conteúdos em uma única tela. Esta última metodologia, denominada de Single Page Application (aplicação de página única), trata-se de um método relativamente novo para o desenvolvimento web que possibilitou a programação, no formato simples para quem usa, via front-end (programação da interface gráfica do projeto). O PWA utiliza recursos da web, sem que custe espaço na memória do celular, ou estar o tempo todo conectado à internet para utilizar o app, sendo algo bem leve. O PWA é capaz de usar o mecanismo de cache do smartphone, livre de erros, durante o modo offline. Dessa forma, o usuário acessa quando quiser (via link desktop, Android ou IOS), e escolhe instalar no celular, neste caso, o ícone do Prev-IST é apenas um lembrete de direcionamento, caso haja atualização nos conteúdos on-line. A escolha veio pelas vantagens: é progressivo, pois funciona em qualquer navegador; é responsivo funcionando em qualquer dispositivo; é independente de conectividade, podendo ser utilizado em redes de baixa qualidade e off-line; é atual e seguro, sendo utilizado por várias companhias pelo mundo e de difícil ataque por invasores; é “instalável; linkável”; não precisa de loja de aplicativo ou taxas para manter disponível, poupa tempo do usuário – o que pode-se dizer, uma conectividade independente. Resultados: o design do aplicativo foi elaborado, a partir da subdivisão temática em cinco áreas: infecções sexualmente transmissíveis; puberdade; métodos contraceptivos; prevenção combinada, e violência sexual. As correções e adequações finais foram realizadas, mediante testagens de funcionamento e demandas que surgiram, durante a elaboração, até a apresentação da versão final. A construção do material didático para a composição do app, se deu por meio da leitura de diretrizes nacionais da assistência à saúde do adolescente, assim como suas cadernetas, protocolos de atenção à saúde da mulher, planejamento familiar e direitos sexuais e reprodutivos. Além desses, foram utilizados o protocolo clínico para pessoas com IST, do Ministério da Saúde (MS), assim como, os websites do governo relacionados com as temáticas. A aproximação pela temática se deu por meio de uma atividade prática da disciplina de Saúde Coletiva II, presente no currículo do bacharel em enfermagem, orientado pelos docentes da matéria. Essa experiência consistiu em uma ação de educação em saúde sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes em uma escola pública em Niterói. Após esse momento, se percebeu uma lacuna de conhecimento sobre a temática, sendo o autor desse relato, motivado a construir um recurso tecnológico que atendesse essa demanda. O app passou por períodos de teste e reteste, por meio de 15 encontros realizados por meio da plataforma Google Meet, do Projeto de Ensino Saúde na Universidade (Pensu), vinculado a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC-UFF), sendo o coordenador também o orientador deste estudo. Durante essas reuniões, o autor desse relato é membro voluntário desse projeto, assim como o coordenador e os demais integrantes, discutiram os aspectos relacionados aos conteúdos didáticos e visuais apresentados no Prev-IST, assim como estratégias de divulgação dessa ferramenta nas redes sociais. Conclusão: o aplicativo "Prev-IST” constitui-se como uma ferramenta útil, em ambientes como escolas, consultas de enfermagem ou médicas, salas de espera e universidades, auxiliando os profissionais nas atividades de educação em saúde, e servindo como guia de consulta rápida e acessível aos jovens encontra-se disponível na plataforma Play Store e no endereço https://previst.netlify.app/.
Título do Evento
1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (SEPETS)
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEIRELLES, Igor Barreto et al.. PREV-IST APLICATIVO MULTIPLATAFORMAS CONSTRUÍDO PARA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS.. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Centro de Tecnologia da UFRJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1_SEPETS/697971-PREV-IST-APLICATIVO-MULTIPLATAFORMAS-CONSTRUIDO-PARA-EDUCACAO-SEXUAL-NAS-ESCOLAS. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

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