TEIAS DE MEMÓRIA: EXPLORANDO A CULTURA LOCAL POR MEIO DO MAPEAMENTO INTERDISCIPLINAR

Publicado em 20/11/2023 - ISBN: 978-65-272-0008-6

DOI
10.29327/1334073.1-7  
Título do Trabalho
TEIAS DE MEMÓRIA: EXPLORANDO A CULTURA LOCAL POR MEIO DO MAPEAMENTO INTERDISCIPLINAR
Autores
  • Fabiano Madeira Lacerda
  • Daniel Costa de Paiva
Modalidade
Resumo expandido de Relatos de Experiências
Área temática
Tecnologias Sociais
Data de Publicação
20/11/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1_sepets/696278-teias-de-memoria--explorando-a-cultura-local-por-meio-do-mapeamento-interdisciplinar
ISBN
978-65-272-0008-6
Palavras-Chave
Herança Cultural, Educação Interdisciplinar, Valorização do Passado, Desenvolvimento de Habilidades
Resumo
Teias de Memória: Explorando a Cultura Local por meio do Mapeamento Interdisciplinar Dr. Daniel Costa de Paiva – UFF - danielpaiva@id.uff.br Ms. Fabiano Madeira Lacerda – Seduc/RJ – Sphabiano@hotmail.com No âmbito do município de Laje do Muriaé, situado no noroeste do estado do Rio de Janeiro, com uma população de aproximadamente 7.300 habitantes, a história ecoa de forma semelhante a outros municípios do norte fluminense. As terras atuais de Laje do Muriaé testemunharam as primeiras incursões de José Lannes (ou Lana) Dantas Brandão, marcando o início efetivo de sua colonização. O passo subsequente foi dado por José Ferreira César, que avançou cerca de 20 quilômetros ao longo das margens do rio Muriaé, estabelecendo a fazenda de Angola. No século XIX, a região também se inseriu no ciclo econômico do café, que dominou todo o norte fluminense. A ascensão de Laje do Muriaé à condição de freguesia, sob a denominação de Nossa Senhora da Piedade da Laje, ocorreu em 1861, enquanto a sua transição para município aconteceu em 1962. O próprio termo "Laje do Muriaé" como marco geográfico remonta a 1938, originando-se de uma extensa laje de pedra na margem direita do rio Muriaé. Nesse ponto, a correnteza desacelera, formando uma espécie de bacia. Na CIEP 343 – Emília Ligiero Diniz, localizada na cidade, foi implementado um projeto interdisciplinar. Esta experiência envolveu alunos do 1º e 2º ano do Curso de Formação de Professores, integrante da Educação Básica. O projeto foi integrado ao currículo de várias disciplinas, incluindo Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino Fundamental (F.T.M.E. Fund.), Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação (F.H.F.S. da Ed.) e Ateliê Pedagógico. O cerne deste projeto foi envolver os alunos na exploração e documentação da história local, estimulando uma aprendizagem interdisciplinar e a criação de vínculos com a cultura e a comunidade circundante. Além disso, o projeto visava aprimorar habilidades de pesquisa, uso de tecnologia e colaboração entre os estudantes. A metodologia empregada fundamentou-se em atividades práticas e investigativas. Os alunos foram orientados a explorar o entorno, identificando pontos culturais e históricos durante suas rotinas entre casa e escola. As informações foram capturadas por meio de registros visuais, como fotografias e vídeos, posteriormente integrados ao Google Maps para fornecer informações relevantes. Nesse contexto, a experiência buscou preencher uma lacuna na representação dos pontos culturais locais no Google Maps. Ficou evidente que diversos locais de importância histórica e cultural em Laje do Muriaé careciam de inclusão adequada na plataforma ou continham informações incorretas, prejudicando a compreensão da riqueza e diversidade cultural do município. No entanto, a coordenação do projeto enfrentou um desafio adicional: parte dos alunos não possuía telefone, dispositivo necessário para a execução das atividades. Adicionalmente, alguns estudantes com celulares enfrentavam a limitação de falta de acesso à internet, restringindo a realização das atividades apenas aos momentos escolares. Para superar essa limitação, uma solução foi implementada: as atividades passaram a ser conduzidas em grupos. Essa experiência pode ser descrita como uma abordagem educativa envolvente para os alunos, que combinou processos e técnicas de forma excepcional. Essa fusão integrou a tecnologia, como o Google Maps, com atividades de pesquisa e colaboração entre os estudantes, tudo isso sob uma perspectiva interdisciplinar. A participação ativa dos alunos demonstrou ser crucial para a concepção e execução do projeto, permitindo que eles identificassem, registrassem e mapeassem os pontos culturais locais. Além disso, a comunidade local também contribuiu, compartilhando informações e histórias relacionadas aos locais em destaque. Durante o período compreendido entre agosto de 2022 e dezembro de 2022, essa experiência educativa ganhou vida, revelando-se como um processo profundamente enriquecedor para todos os envolvidos. Através de uma série de etapas cuidadosamente planejadas, o projeto conseguiu capturar o interesse e a curiosidade dos alunos, proporcionando-lhes uma oportunidade única de se conectarem com sua herança cultural e histórica. Ao longo desses meses, os alunos foram incentivados a mergulhar nas camadas do passado de Laje do Muriaé, descobrindo detalhes ocultos e histórias cativantes que moldaram a identidade da região. A abordagem educativa adotada demonstrou ser uma síntese eficaz de diversos elementos. Por um lado, a incorporação de tecnologias como o Google Maps permitiu que os estudantes transformassem suas investigações em recursos visuais acessíveis a todos. Isso não apenas os empoderou a compartilhar suas descobertas de maneira envolvente, mas também permitiu que a comunidade local e outros interessados explorassem o rico patrimônio cultural da região de uma forma completamente nova. Por outro lado, a natureza interdisciplinar do projeto contribuiu para um aprendizado holístico, conectando diferentes áreas de conhecimento de maneira coesa e inspiradora. Os alunos puderam ver como a história, a filosofia, a sociologia e as metodologias pedagógicas se entrelaçam para criar uma compreensão mais profunda e contextualizada de sua própria história. Além disso, ao dar ênfase ao mapeamento da história local, o projeto atuou como um veículo de valorização da cultura da região. Os alunos não apenas coletaram dados e informações; eles deram vida a esses fragmentos do passado, reavivando histórias esquecidas e resgatando memórias antes adormecidas. Essa recontextualização da história local dentro de um cenário educativo foi um catalisador poderoso para despertar o interesse dos alunos e inspirá-los a se tornarem guardiões de sua herança cultural. Além disso, a experiência também trabalhou de maneira sinérgica para aprimorar as habilidades dos estudantes. Desde a pesquisa e coleta de dados até a análise crítica, a comunicação eficaz e a colaboração em equipe, os alunos foram expostos a um conjunto diversificado de competências essenciais para seu desenvolvimento integral. Essas habilidades não apenas têm aplicação imediata no contexto educacional, mas também se traduzem em ferramentas valiosas para suas vidas futuras. Portanto, o projeto entre agosto e dezembro de 2022 não apenas registrou uma jornada educacional, mas também testemunhou a construção de uma conexão profunda entre os alunos, sua comunidade e sua história. A abordagem inovadora e interdisciplinar utilizada ressaltou o potencial transformador da Educação Patrimonial, mostrando que, ao abraçar o passado, os alunos estão se preparando para moldar um futuro consciente, conectado e culturalmente enriquecedor para eles mesmos e para as gerações vindouras. Selecione a região/grupo em que pretende depositar/apresentar seu trabalho (inclua essa informação no sistema de submissão): ( )Norte ( )Nordeste (X )Sudestes ( ) Sul ( )Centro-Oeste ( ) Não se aplica
Título do Evento
1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (SEPETS)
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LACERDA, Fabiano Madeira; PAIVA, Daniel Costa de. TEIAS DE MEMÓRIA: EXPLORANDO A CULTURA LOCAL POR MEIO DO MAPEAMENTO INTERDISCIPLINAR.. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Centro de Tecnologia da UFRJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1_SEPETS/696278-TEIAS-DE-MEMORIA--EXPLORANDO-A-CULTURA-LOCAL-POR-MEIO-DO-MAPEAMENTO-INTERDISCIPLINAR. Acesso em: 02/08/2025

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