PET-SAÚDE INTERPROFISSIONAL: INOVAÇÕES E DESAFIOS FRENTE AS ESTRATÉGIAS REMOTAS PARA AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL

Publicado em 03/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-123-8

DOI
10.29327/130553.310627  
Título do Trabalho
PET-SAÚDE INTERPROFISSIONAL: INOVAÇÕES E DESAFIOS FRENTE AS ESTRATÉGIAS REMOTAS PARA AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL
Autores
  • Ana Paula Rabelo Chaves
  • Ana Clara Elias Fernandes
  • Carine Ferreira dos Santos
  • Thayanne Gabryelle Martins Dias
  • Fernanda Leticia Frates Cauduro
  • Juliane Andrade
Modalidade
Vídeo + resumo: confira as regras
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
03/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/19jornadacientificadohub/310627-pet-saude-interprofissional--inovacoes-e-desafios-frente-as-estrategias-remotas-para-acoes-de-promocao-da-saude-e
ISBN
978-65-5941-123-8
Palavras-Chave
Inovação, Redes sociais, Promoção da Saúde.
Resumo
Introdução: O PET -Girassol UnB vincula a universidade e escola, desde 2017, a partir da participação de acadêmicos, professores da saúde e preceptoras da rede de saúde do Paranoá-DF. A atuação é direcionada a uma escola pública de nível fundamental com professores, coordenadores e alunos entre 12 e 14 anos, a qual visa a prevenção de violências e promoção do bem estar em busca do fortalecimento dos fatores de proteção. Com o início da pandemia, nos deparamos com diversos desafios e a atuação presencial do projeto teve que ser interrompida, sendo necessário o planejamento e implementação de estratégias inovadoras as quais pudessem viabilizar a continuidade das atividades. Objetivos: Descrever as inovações e desafios na implementação de estratégias de promoção da saúde em uma escola do DF. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o planejamento e implementação de estratégias inovadoras para a execução das atividades previstas no PET-Girassol UnB em tempos de pandemia. Na etapa de planejamento, oficinas remotas foram realizadas pelo Google Meet® juntamente com a coordenação e professoras do apoio pedagógico da escola, as quais tiveram como fio condutor fases da abordagem do design thinking. A organização e registro das propostas construídas foram apoiadas pelo aplicativo Jamboard. Esse processo ocorreu entre os meses de agosto a outubro. Resultados: Após reuniões de planejamento, foi realizado o primeiro contato com os professores da disciplina que temos parceria. Em um segundo momento de encontro online, ficou acordado que os professores convidariam os alunos a participar do projeto via whatsapp, a partir dos materiais elaborados e aprovados por eles. Para elaboração destes materiais disponibilizados foram utilizados os seguintes recursos: CANVA®, Youtube®, tik tok® e google forms ®. Devido à dificuldade de adesão dos alunos, paralelamente, foi proposto que o projeto criasse materiais de apoio aos professores com diversos temas pré acordados, como setembro amarelo, cyberbullying, consciência negra e outros. A priori estes materiais são postados no Instagram e disponibilizados aos professores para trabalharem em suas disciplinas. Devido ao contexto inusitado da pandemia, diversos desafios foram identificados e registrados no Jamboard, a saber: sobrecarga de todos envolvidos, sofrimento psíquico, comunicação prejudicada, dificuldade em envolver os escolares, acesso à internet e sustentabilidade das ações para além do projeto. Frente a estes desafios, todos os envolvidos tem pensado em diferentes estratégias para amenizá-los, tais como focar as ações para diminuir a sobrecarga, uso do jamboard para melhorar a comunicação e suporte aos professores, já que não temos interação direta com os alunos. Conclusões: O fazer em conjunto com a comunidade escolar proporcionou pensar em estratégias inovadoras para atuar neste momento de pandemia, tendo como facilitador os recursos digitais e redes sociais. Contudo, diversos desafios foram identificados diante deste novo cenário. Tais desafios não inviabilizam a atuação do projeto, pelo contrário, permite pensar conjuntamente e motivar o grupo em planejar e implementar estratégias inovadoras. Link do vídeo: https://youtu.be/2b3IU-6aGi4
Título do Evento
19ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais da 19° Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CHAVES, Ana Paula Rabelo et al.. PET-SAÚDE INTERPROFISSIONAL: INOVAÇÕES E DESAFIOS FRENTE AS ESTRATÉGIAS REMOTAS PARA AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL.. In: Anais da 19° Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília. Anais...Brasília(DF) HUB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/19jornadacientificadoHUB/310627-PET-SAUDE-INTERPROFISSIONAL--INOVACOES-E-DESAFIOS-FRENTE-AS-ESTRATEGIAS-REMOTAS-PARA-ACOES-DE-PROMOCAO-DA-SAUDE-E. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes