ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS, POR ÍNDICE DE MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (2006 A 2012)

Publicado em 19/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-351-6

Título do Trabalho
ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS, POR ÍNDICE DE MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (2006 A 2012)
Autores
  • Vitor Xavier de Oliveira Neto
  • Nathália Santos Gonçalves
  • Daniel Adriano Meneses da Silva
  • Diego Batista Aguiar
  • GAbriela nAthair nEri aVelar
  • Ana Maria Costa
  • Neysa Aparecida Tinoco Regattier
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Interprofissionalidade na atenção hospitalar
Data de Publicação
19/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/18jornadacientificadohub/226102-analise-comparativa-das-diferentes-regioes-brasileiras-por-indice-de-mortalidade-proporcional-por-idade-e-indice
ISBN
978-85-5722-351-6
Palavras-Chave
IDH, Swaroop-Uemura, mortalidade
Resumo
Introdução: Desigualdade em saúde é um termo genérico que se refere às diferenças nos níveis de saúde de grupos socioeconômicos distintos em um sentido descritivo. Os indicadores em saúde, entre eles a mortalidade, podem ser utilizados, para revelar as desigualdades em saúde. Dividem-se em absolutos e relativos. Os indicadores relativos são razões numéricas que, por sua vez, são subdivididos em coeficientes e índices. O coeficiente de mortalidade geral não é utilizado para fins comparativos. Portanto, foram criados índices de mortalidade proporcional para utilizar a mortalidade em valor comparativo. Os coeficientes podem ser de mortalidade, morbidade e letalidade, por exemplo, e possuem na razão matemática a unidade do numerador diferente da unidade do denominador. Já os índices possuem na razão matemática a unidade do numerador igual a unidade do denominador. Entre 1980 e 2010, houve uma melhora significativa do país em uma série de indicadores correlacionados ao nível de desenvolvimento de saúde, economia, educação e perfil de mortalidade, entretanto esses dados não muitas vezes demonstrados conforme as diferentes regiões brasileiras. Objetivo: Analisar comparativamente as diferentes regiões brasileiras, por meio de estudo dos indicadores de mortalidade proporcional por idade e dos aspectos do Índice de desenvolvimento humano (IDH), no período de 2006 a 2012. Método: Revisão, não sistemática, das desigualdades evidenciadas entre as regiões brasileiras, analisadas pela comparação dos índices de mortalidade proporcional por idade e índice de desenvolvimento humano. As fontes desta revisão artigos publicados em jornais e revistas de ciências da saúde. A seleção dos artigos foi realizada com pesquisa nos bancos de dados do Google Acadêmico e da Scielo. Os termos chave utilizadas foram "indicadores de mortalidade", "desigualdades regionais" e "índice de desenvolvimento humano no Brasil". Os indicadores relativos utilizados foram coeficiente de mortalidade geral, índice de Swaroop-Uemura, Curvas de Nelson Moraes, índice de desenvolvimento humano e índice de Gini. Os dados obtidos para a confecção dos resultados foram obtidos do Ministério da Saúde e DATASUS. Resultados: O índice de Swaroop-Uemura pode demonstrar a comparação do nível de saúde e as desigualdades regionais. Os piores índices foram encontrados nas regiões Norte e Nordeste. Os melhores índices foram encontrados nas regiões Sul e Sudeste. O índice de desenvolvimento humano também contribui para a avaliação das diferentes regiões brasileiras. E a mortalidade proporcional por idade (Swaroop-Uemura) é provavelmente um índice que se correlaciona fortemente ao IDH. Conclusão: O uso do Índice de Swaroop-Uemura permite acompanhar a evolução do nível de saúde, assim como das desigualdades regionais, obtendo informações que são fundamentais para que a população possa reconhecer seu estado de saúde e as condições que o geram, podendo melhor direcionar suas reivindicações.
Título do Evento
18ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais da 18ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Vitor Xavier de Oliveira et al.. ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS, POR ÍNDICE DE MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (2006 A 2012).. In: Anais da 18ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília. Anais...Brasília(DF) HUB, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/18jornadacientificadohub/226102-ANALISE-COMPARATIVA-DAS-DIFERENTES-REGIOES-BRASILEIRAS-POR-INDICE-DE-MORTALIDADE-PROPORCIONAL-POR-IDADE-E-INDICE. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes