RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FONOAUDIOLOGIA- MOTRICIDADE OROFACIAL

Publicado em 12/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0558-6

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FONOAUDIOLOGIA- MOTRICIDADE OROFACIAL
Autores
  • Tamires De Sousa Matos
  • Jéssica Alves Rodrigues
  • Isabela Figueiredo De Almeida
  • Vitória Caroline Teixeira da Silva
  • Julia Viana Mendes
  • Luiz Felipe Rodrigues De Souza
  • Ludmila Silva Dos Anjos
  • Paulo Henrique Oliveira Lopes
  • hoanna victoria caitano menezes
  • Dayanne Pereira de Almeida
  • Sízera Ferreira dos Santos
  • Pedro Ivo Molina Pellicano
  • Luana Siqueira Borges
  • Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
Modalidade
Mostra de experiências de ações ou serviços em Motricidade Orofacial
Área temática
Motricidade Orofacial
Data de Publicação
12/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/16ebmo/829103-relato-de-experiencia-em-estagio-supervisionado-em-fonoaudiologia--motricidade-orofacial
ISBN
978-65-272-0558-6
Palavras-Chave
Apoio ao desenvolvimento de recursos humanos, Fonoterapia, Fonoaudiologia, Terapia miofuncional, Competência Profissional
Resumo
INTRODUÇÃO: O estágio supervisionado em Fonoaudiologia permite a integração teórico-prática do conhecimento, dentre eles na área de Motricidade Orofacial (MO). Tem o propósito de proporcionar a experiência de trabalho ao estagiário e oportunizar experiências que promovam o desenvolvimento no setor de atividade associado à sua futura profissão (CFFA, 2023). Assis et al (2023), identificou uma maior prevalência de fonoaudiólogos que atuam em MO no setor privado e destaca a importância da formação e a ciência fonoaudiológica alinharem-se aos princípios propostos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, experiências em instituições públicas quando adicionalmente imersas dentro do contexto acadêmico universitário, tornam a vivência enriquecida pela troca que ocorre entre profissionais e estudantes do ciclo acadêmico e pressupõe diálogo e acesso às práticas colaborativas. OBJETIVOS: Descrever a estruturação, as ações desenvolvidas e os respectivos resultados do estágio obrigatório supervisionado em Fonoaudiologia na área de MO em um laboratório de comunicação humana e funções orofaciais. INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Este trabalho foi conduzido pela Universidade de Brasília. PÚBLICO ENVOLVIDO: O relato de experiência foi construído a partir da vivência de nove graduandos do 6°, 7° e 8° períodos do curso de Fonoaudiologia em um estágio supervisionado obrigatório em Fonoaudiologia na área de MO no período de 25 de agosto à 13 de dezembro de 2024. AÇÕES DESENVOLVIDAS: O estágio ocorreu no laboratório de comunicação humana e funções orofaciais na universidade, durante às quartas-feiras no turno matutino. Os pacientes atendidos foram encaminhados pelo setor de Odontologia do Hospital Universitário e da autoinscrição por parte de interessados ou responsáveis legais, sendo direcionados à lista de espera do laboratório. Ao ingressarem no atendimento, os pacientes foram submetidos à anamnese fonoaudiológica e avaliação padronizada por meio do protocolo AMIOFE (FELÍCIO e FERREIRA, 2008). Cada estagiário responsabilizou-se por dar seguimento a um caso clínico no decorrer do semestre. Entretanto, em razão de altas, falta de adesão ou encaminhamentos prévios a outros profissionais da saúde, alguns estagiários tiveram contato com mais de um paciente. Os estagiários foram supervisionados por uma preceptora, dois fonoaudiólogos da instituição e uma professora responsável pela disciplina de Estágio. RESULTADOS: O estágio teve a proposta de 12 sessões de fonoterapia, objetivando a adequação da musculatura orofacial e funções orofaciais. Após os atendimentos realizados e finalização do semestre, observou-se que: 13 pacientes passaram por avaliação fonoaudiológica, todos apresentaram Distúrbio Miofuncional Orofacial. 11 pacientes foram convocados para fonoterapia, seis desistiram, dois foram encaminhados para Otorrinolaringologista, um foi encaminhado para Psicólogo, dois encaminhados para Ortodontista, um para Dentista especialista em DTM, um para Pediatra e um para Fonoaudiólogo especialista em linguagem infantil. Dos pacientes com indicação à fonoterapia: 12 iniciaram, desses, um desistiu sem motivo justificado, um foi desligado por faltas, seis apresentavam respiração oral, sete estavam em tratamento ortodôntico e dois aguardam o término do tratamento ortodôntico para dar continuidade ao atendimento no ambulatório. Ao final, observou-se evolução dos aspectos miofuncionais orofaciais naqueles que aderiram ao tratamento. O estágio promoveu a interação teórico-prática e oportunizou a atuação em instituição pública, colaborando para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências profissionais.
Título do Evento
16º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais do 16o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial: Desafios e práticas em Motricidade Orofacial: pesquisa e clínica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATOS, Tamires De Sousa et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FONOAUDIOLOGIA- MOTRICIDADE OROFACIAL.. In: Anais do 16o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial: Desafios e práticas em Motricidade Orofacial: pesquisa e clínica. Anais...Brasília(DF) UnB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/16ebmo/829103-RELATO-DE-EXPERIENCIA-EM-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-EM-FONOAUDIOLOGIA--MOTRICIDADE-OROFACIAL. Acesso em: 05/08/2025

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