DESCOMPLICANDO O DISTÚRBIO MIOFUNCIONAL OROFACIAL

Publicado em 12/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0558-6

Título do Trabalho
DESCOMPLICANDO O DISTÚRBIO MIOFUNCIONAL OROFACIAL
Autores
  • Herick Santos Assis
  • Anne Evellyn Vieira Santos
  • Geyse do Espírito Santo Rezende
  • Juliana Andelina Batista Santos
  • Nayara Santos Gois da Silva
  • Gisele Pedroso Moi
  • Andréa Monteiro Correia Medeiros
Modalidade
Temas livres – trabalhos concorrentes ao prêmio Irene Marchesan “Excelência em Motricidade Orofacial”
Área temática
Motricidade Orofacial
Data de Publicação
12/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/16ebmo/829018-descomplicando-o-disturbio-miofuncional-orofacial
ISBN
978-65-272-0558-6
Palavras-Chave
Educação em saúde, Fonoaudiologia, Sistema Estomatognático, Fatores de risco, Qualidade de vida, Inovação tecnológica
Resumo
Introdução: A área de Motricidade Orofacial (MO) é uma das especialidades em Fonoaudiologia, cujos profissionais atuam em vários domínios no que se refere ao sistema miofuncional orofacial (promoção/prevenção, diagnóstico e intervenção), nos diversos ciclos de vida. Considerando a área de MO, configura-se como Distúrbio Miofuncional Orofacial (DMO) qualquer alteração que envolva a musculatura orofacial, que gere forças desfavoráveis ao equilíbrio do sistema estomatognático. Ações para o desenvolvimento de produtos educacionais junto ao profissional da saúde vislumbram desde a formação específica na área de atuação até estratégias de atenção à saúde que reduzam riscos à problemas na população. Entende-se que o fonoaudiólogo precisa ter domínio dos conteúdos e instrumentos que fundamentam a atuação em MO, e que a educação em saúde pode possibilitar a transformação social por meio da informação. Objetivo: Criar um material pedagógico inédito (manual educativo) que contribua na formação fonoaudiológica para atuação na área de MO com crianças, e que possa ser utilizado junto aos pais e outros profissionais na prevenção de DMO. Métodos: Foi criado um material para ser utilizado na formação do estudante e no aprimoramento do profissional de Fonoaudiologia (educação formal) e junto às intervenções com crianças com risco para DMO, suas famílias e outros profissionais (educação informal e inclusiva). A elaboração e distribuição do material abrangerá os universos acadêmico (sala de aula) e clínico (atendimento de saúde). Os conhecimentos para esse trabalho foram ampliados por meio da troca entre docentes e discentes da graduação e pós-graduação, que participaram da validação do “Instrumento de Classificação de Risco para Distúrbios Miofuncionais Orofaciais – ICR DMO”. O produto educacional foi elaborado na versão impressa e digital, contendo texto e imagens/ilustrações, por meio da ferramenta Canva para criação dos designs, sobre as principais questões dos riscos para DMO na criança menor de 6 anos de idade. O desenvolvimento do produto pôde contar, além da Fonoaudiologia, com a colaboração de estudantes, docentes e profissionais da área da Odontologia e das Ciências da Computação. Resultados: O manual educativo aborda os aspectos que o fonoaudiólogo precisa saber/dominar sobre DMO, e aqueles que são importantes de serem compreendidos pela criança, sua família e os profissionais envolvidos. O conteúdo está dividido em seções conforme linguagem do público-alvo (fonoaudiólogo; criança e família/demais profissionais); contendo 15 itens, relacionados a fatores de risco para DMO, tais como: Queixa e Antecedente familiar; Intercorrências gestacional e perinatal; Desenvolvimento Motor; Problemas gerais de Saúde; Problemas Respiratórios; Sono; Tratamentos interdisciplinares; Amamentação; Padrão Alimentar; Mastigação; Deglutição; Hábitos orais; Fala; Audição; Voz. O produto a ser desenvolvido tem caráter inovador, pois não existe material semelhante na Fonoaudiologia voltado para esses aspectos (fatores de riscos para DMO) dentro da faixa etária abordada, que tenha cunho educativo na formação do fonoaudiólogo. Conclusão: Foi criado um manual educativo inédito, que poderá contribuir na formação fonoaudiológica para atuação na área de MO com crianças, e que possa ser utilizado junto aos pais e outros profissionais na prevenção de DMO.
Título do Evento
16º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais do 16o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial: Desafios e práticas em Motricidade Orofacial: pesquisa e clínica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ASSIS, Herick Santos et al.. DESCOMPLICANDO O DISTÚRBIO MIOFUNCIONAL OROFACIAL.. In: Anais do 16o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial: Desafios e práticas em Motricidade Orofacial: pesquisa e clínica. Anais...Brasília(DF) UnB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/16ebmo/829018-DESCOMPLICANDO-O-DISTURBIO-MIOFUNCIONAL-OROFACIAL. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes