A EFETIVIDADE DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ESTÍMULO A APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA NA MONITORIA DE SAÚDE COLETIVA II

Publicado em 26/03/2020 - ISSN: 2177-7926

Título do Trabalho
A EFETIVIDADE DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ESTÍMULO A APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA NA MONITORIA DE SAÚDE COLETIVA II
Autores
  • Annyele de Siqueira Monteiro Medeiros
  • Rômulo De Souza Araújo
  • Cayanne Vitor da Silva
  • Jamille Felismino Vasconcelos
  • ARISA NARA SALDANHA DE ALMEIDA
  • ANTONIA LORENA MARTINS CRUZ
Modalidade
Resumo expandido concorrendo a prêmio
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
26/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/16ccenf/163411-a-efetividade-da-utilizacao-de-jogos-educativos-no-estimulo-a-aprendizagem-e-participacao-academica-na-monitoria-
ISSN
2177-7926
Palavras-Chave
Metodologias Ativas, Alunos, Jogos educativos.
Resumo
Introdução: O cenário social sofre remodelações progressivas acerca do papel da educação, gerando consigo novos métodos que auxiliem as formas de ensinar e aprender. Nesse contexto, ambientes desafiadores podem estruturar um aprendizado teórico utilizando a troca de experiências e crescimento mútuo. Com esse intuito, a monitoria de saúde coletiva II retém o uso de metodologias ativas e dinâmicas como norte para a autonomia e construção do conhecimento contínuo e duradouro dos discentes. Objetivo: Relatar a experiência dos autores na condução de um jogo educativo, no qual instituiu-se o aprendizado acadêmico e a metodologia dinâmica. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre importância da aplicação de atividades dinâmicas nas monitorias da disciplina de saúde coletiva II para a potencialização do aprendizado e participação dos acadêmicos. Resultados: Foi observado que através da utilização de jogos educativos, as monitorias passaram a ser mais frequentadas e de maior rendimento entre os alunos. A aplicação de jogos como Perfil, Kahoot, Mitos e Verdades propuseram uma forma de ensino e aprendizado diferente do padrão. Com base nisso, o objetivo era trazer esses alunos para que eles tivessem maior compreensão do conteúdo através de uma forma mais lúdica. Um exemplo de jogo educativo é o Kahoot. Em grupos os alunos deveriam acessar o Quiz com um código disponibilizado pelos monitores, nesse Quiz eram apresentados perguntas com opções de respostas e eles respondiam através do celular deles, escolhendo a resposta através de cores e símbolos. Ao término da atividade, era apresentado uma pontuação em ranking mostrando os três maiores pontuadores da partida. Diante dos resultados apresentados tais como interação dos alunos, conhecimento. Observou-se interesse com a atividade e os monitores conseguiram abordar os assuntos de forma dinâmica e efetiva. Considerações finais: Atividades nas quais estimulem a interação, comunicação, raciocínio clínico, auxiliam e incentivam a participação dos alunos nos programas de monitoria. Através desses exercícios podemos facilitar os assuntos abordados em sala de aula, e por conseguinte, fugindo da aula tradicional, que o docente ministra a qual dialogando e os discentes apenas ouvem, se tornam então, uma metodologia mais cansativa e menos efetiva no tocante a aprendizagem.
Título do Evento
16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do 16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEDEIROS, Annyele de Siqueira Monteiro et al.. A EFETIVIDADE DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ESTÍMULO A APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA NA MONITORIA DE SAÚDE COLETIVA II.. In: Anais do 16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO. Anais...Fortalea(CE) Unifametro, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/16ccenf/163411-A-EFETIVIDADE-DA-UTILIZACAO-DE-JOGOS-EDUCATIVOS-NO-ESTIMULO-A-APRENDIZAGEM-E-PARTICIPACAO-ACADEMICA-NA-MONITORIA-. Acesso em: 02/09/2025

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