Título do Trabalho
O MONITOR E A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA PRECEPTORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Deyse Tamyres Carneiro dos Santos
  • Karla Patricia Sousa Pinto
  • Maria Graziely Lopes Silva
  • Renata dos Santos Oliveira
  • Dayani Peixoto
  • Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Modalidade
Resumo expandido concorrendo a prêmio
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
26/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/16ccenf/162350-o-monitor-e-a-experiencia-de-formacao-para-preceptoria--relato-de-experiencia
ISSN
2177-7926
Palavras-Chave
Docência; Educação Superior; Monitoria
Resumo
Introdução:A monitoria é uma estratégia que auxilia na formação de profissionais em saúde, pois proporciona um canal dialógico entre docentes e discentes, o qual favorece o processo de ensino-aprendizagem1.Possibilita os alunos monitores as funções de moderadores no processo de ensino/aprendizagem, ao mesmo tempo que os permite participar do planejamento e organização de atividades pedagógicas com os professores. Essa experiência traz ao monitor aperfeiçoamento nas relações interpessoais, liderança e habilidades técnicas2. No contexto das habilidades técnicas, depara-se com o enfermeiro preceptor que possui um papel fundamental no processo de formação do aluno. Essa atuação durante a graduação possibilita a socialização de novos profissionais no campo prático e ensino de trabalho3.Objetivos: Relatar a experiência de atuação como monitora no acompanhamento de aulas teórico-práticas da disciplina monitorada.Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa na modalidade relato de experiência. O campo desta deu-se na Clínica Integrada em Saúde do Centro Universitário Fametro - Unifametro por meio do acompanhamento das consultas de avaliação de risco cardiovascular em mulheres como componente de aulas teórico-práticas da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher do curso de Enfermagem. O estudo ocorreu no período de abril e maio de 2019 e vinculou-se às atividades como monitora do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC). A experiência se deu por meio do acompanhamento das aulas teórico-práticas com a professora titular da disciplina, envolvendo atividades teóricas e práticas. Em se tratando de relato de experiência, não se fez necessária análise do protocolo do estudo por Comitê de Ética em Pesquisa para realização. A vivência foi analisada e discutida à luz dos referenciais teóricos que envolvem estudos qualitativos, considerando-se a subjetividade e particularidade do pesquisador. Resultados: A experiência baseou-se no acompanhamento de consultas de enfermagem com foco na avaliação do risco cardiovascular em mulheres, orientando-se acerca do risco individual de cada paciente para adoecimento por doenças cardiovasculares. Dentre as atividades realizadas, salienta-se a execução de ações educativas em saúde juntamente com os alunos da disciplina, reforçando a importância da alimentação saudável para prevenção do adoecimento cardiovascular. A vivência possibilitou para as monitoras a experiência de preceptoria em enfermagem, acompanhando os alunos no campo prático e auxiliando a professora nas atividades da disciplina, permitindo desenvolver competências de ensino na prática, autonomia nas atividades da disciplina, orientando e supervisionando o aprendizado dos discentes. Conclusão: O exercício da monitoria na prática de preceptoria ofereceu para as monitoras uma experiência como docente e um compartilhamento de saberes, possibilitando a reflexão da importância desse exercício para a formação acadêmica e profissional, além de contribuir para o fortalecimento da visão do monitor, ainda aluno, perante os colegas de curso, contribuindo para empoderamento em sua atuação. .
Título do Evento
16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do 16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Deyse Tamyres Carneiro dos et al.. O MONITOR E A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA PRECEPTORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do 16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO. Anais...Fortalea(CE) Unifametro, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/16ccenf/162350-O-MONITOR-E-A-EXPERIENCIA-DE-FORMACAO-PARA-PRECEPTORIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 16/07/2025

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