Título do Trabalho
USO DE MAPA CONCEITUAL EM SAÚDE MENTAL COMO ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM EM MONITORIA
Autores
  • Antonio Marcos Rodrigues Muniz
  • Ingryd Hemilly de Alencar Lima
  • Francisca Fabiana Dos Santos Silva
  • Francisco Paiva Filho
  • Petra Kelly Rabelo de Sousa Fernandes
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
26/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/16ccenf/161937-uso-de-mapa-conceitual-em-saude-mental-como-estrategia-tecnologica-para-a-aprendizagem-em-monitoria
ISSN
2177-7926
Palavras-Chave
Mentores, Aprendizagem Ativa, Saúde mental
Resumo
Introdução: A utilização dos mapas conceituais tem se apresentado como uma ferramenta de ação pedagógica bastante útil para o ensino de diversos conteúdos, possibilitando que um conjunto de conceitos seja apresentado aos alunos, a partir do estabelecimento de relações entre eles¹. Assim, tem como relevância a utilização de uma estratégia tecnológica que desenvolve no leitor novas experiências de aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência da construção e utilização da tecnologia do mapa conceitual na monitoria de Enfermagem em Saúde Mental. Métodos: Pesquisa do tipo relato de experiência a partir da construção e utilização de mapa conceitual como estratégia tecnológica para a aprendizagem dos alunos na monitoria da disciplina Processos de Cuidar em Saúde Mental. Os participantes da monitoria são alunos do quarto semestre do curso de Enfermagem de um Centro Universitário localizado em Fortaleza-Ceará. A utilização do mapa conceitual ocorreu durante as monitorias do mês de maio de 2019. Resultados: Os dados utilizados para a elaboração do mapa conceitual foram retirados de uma cartilha de atenção em Saúde Mental². Para a elaboração do mapa, os monitores organizaram em etapas, onde a primeira etapa abordava a neurose, onde foi dada ênfase aos diagnósticos e suas respectivas definições. A segunda etapa abordava as principais formas clínicas das psicoses, onde foram exemplificados os transtornos e os sintomas encontrados e, na terceira etapa, foi expressa, de forma simples, como se faz para diferenciar alterações de memória e consciência derivadas do quadro orgânico. Conclusão: A experiência, como acadêmico de enfermagem e monitor, trouxe a importância da construção de uma tecnologia em aprendizagem que visa estimular o aprendizado e contribuir de forma clara para uma melhor compreensão do conteúdo.
Título do Evento
16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do 16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MUNIZ, Antonio Marcos Rodrigues et al.. USO DE MAPA CONCEITUAL EM SAÚDE MENTAL COMO ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM EM MONITORIA.. In: Anais do 16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da UNIFAMETRO. Anais...Fortalea(CE) Unifametro, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/16ccenf/161937-USO-DE-MAPA-CONCEITUAL-EM-SAUDE-MENTAL-COMO-ESTRATEGIA-TECNOLOGICA-PARA-A-APRENDIZAGEM-EM-MONITORIA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes