A ACESSIBILIDADE PARA TODOS VEREM, DE FORMA TEÓRICA E PRÁTICA, NA MONITORIA DE MOTRICIDADE OROFACIAL NA UFRN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/10/2023 - ISBN: 978-65-5941-947-0

Título do Trabalho
A ACESSIBILIDADE PARA TODOS VEREM, DE FORMA TEÓRICA E PRÁTICA, NA MONITORIA DE MOTRICIDADE OROFACIAL NA UFRN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Ana Maria Lima De Aguiar
  • Ingrid De Lima Cruz
  • Lara Liane de Queiroz Pereira
  • Adrienny Aparecida da Costa Lima
  • Ruth De Freitas Melo
  • Emanuele Jully de Oliveira Lucena
  • Rafaela Oliveira de Farias
  • Renata Cavalcanti
Modalidade
Mostra de experiências de ações ou serviços em Motricidade Orofacial
Área temática
Motricidade Orofacial
Data de Publicação
16/10/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/15ebmo/637507-a-acessibilidade-para-todos-verem-de-forma-teorica-e-pratica-na-monitoria-de-motricidade-orofacial-na-ufrn--um-
ISBN
978-65-5941-947-0
Palavras-Chave
Acessibilidade, Deficiência Visual, Fonoaudiologia
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria de motricidade orofacial do Departamento de Fonoaudiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está à frente de três disciplinas, e dentre essas, a disciplina de Odontologia aplicada à fonoaudiologia recebeu algumas adaptações, frente às necessidades dos alunos quanto à aprendizagem integral em sala de aula, a fim de atender as demandas dos discentes presentes. Dessa forma, foram discutidas estratégias facilitadoras entre os docentes e as monitoras, a fim de tornar o processo de ensino mais acessível e dinâmico, visto que, os modelos de aulas que estavam dispostos até o momento, não apresentavam adaptações para que pessoas com deficiência visual-cegueira, pudessem ter o acesso global às aulas de forma integral e sem prejuízo. OBJETIVO: Relatar as adaptações e estratégias realizadas em sala de aula no intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de uma aluna com deficiência visual-cegueira. INSTITUIÇÃO E/OU SERVIÇO PROPONENTE: Projeto de ensino Monitoria em Motricidade Orofacial da UFRN. PÚBLICO ENVOLVIDO: Discentes monitores do 5° e 7° períodos, discentes do 3° período, docentes dos Departamentos de Fonoaudiologia e Odontologia. AÇÕES REALIZADAS: A docente responsável pela monitoria realizou uma reunião inicial para falar um pouco sobre as atividades que seriam realizadas no semestre e trazer ideias novas sobre as metas a serem alcançadas. A partir do início das aulas, a monitora responsável por acompanhar a disciplina de Odontologia aplicada à Fonoaudiologia conversou com a tutora e com a própria discente sobre as suas preferências de aprendizagem, bem como com o docente responsável pela disciplina. Assim, as aulas foram pensadas para que a aluna pudesse ter assistência, sendo acompanhada sempre por uma monitora, de preferência sentada nas primeiras cadeiras, no intuito de sinalizar com maior rapidez ao professor caso tenha alguma dúvida. Além disso, foram disponibilizados modelos de gesso de arcadas dentárias representando dentição e oclusão normal, bem como as deformidades dentárias e oclusais, a fim de que por meio da orientação da monitora e a percepção ao toque da estrutura, a mesma viesse a compreender a postura dos lábios, língua e dentes, em casos de normalidade e deformidade. Os slides e conteúdos eram disponibilizados com antecedência da aula da semana e a elaboração das aulas com o mínimo de imagem possível, equiparando o nível de informação acerca do conteúdo repassado para toda a turma. RESULTADOS OBTIDOS: A partir das adaptações realizadas em sala de aula, foi possível observar que as adaptações utilizadas para que o ensino ficasse horizontalizado apresentou feedbacks positivos, a partir da percepção da monitora que acompanha a disciplina, visto que a aula era fluída e as dúvidas existentes eram sempre esclarecidas. Nesse sentido, é percebido a importância de aumentar as estratégias para que o curso seja mais acessível e plural, atendendo as demandas que surgirem.
Título do Evento
15º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do 15o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial: Avaliação e terapia das funções orofaciais: áreas de domínio da Motricidade Orofacial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AGUIAR, Ana Maria Lima De et al.. A ACESSIBILIDADE PARA TODOS VEREM, DE FORMA TEÓRICA E PRÁTICA, NA MONITORIA DE MOTRICIDADE OROFACIAL NA UFRN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do 15o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial: Avaliação e terapia das funções orofaciais: áreas de domínio da Motricidade Orofacial. Anais...Natal(RN) UFRN, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/15ebmo/637507-A-ACESSIBILIDADE-PARA-TODOS-VEREM-DE-FORMA-TEORICA-E-PRATICA-NA-MONITORIA-DE-MOTRICIDADE-OROFACIAL-NA-UFRN--UM-. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes