PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS PROGRAMAS INTEGRADOS DE RESIDÊNCIAS DE UMA FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA

Publicado em 08/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0333-9

Título do Trabalho
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS PROGRAMAS INTEGRADOS DE RESIDÊNCIAS DE UMA FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
  • Mariana Nascimento de Carvalho Borges
  • Giani dos Santos Alves Barreto
  • Alan Jonh de Jesus Costa
Modalidade
Poster - apresentação presencial
Área temática
Eixo de Ensino
Data de Publicação
08/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/13-encontro-nacional-de-residencias-em-saude-392946/739189-pressupostos-teorico-metodologicos-dos-programas-integrados-de-residencias-de-uma-fundacao-estatal-saude-da-famil
ISBN
978-65-272-0333-9
Palavras-Chave
INTERNATO E RESIDENCIA, EDUCACAO EM SAUDE, METODOLOGIA
Resumo
A formação ainda vigente na área da saúde fundamenta-se no modelo biomédico, centrado na lógica hospitalar e nas doenças, com abordagens individualizantes, disciplinares e deslocadas da realidade, não considerando as necessidades da população e sem compromisso com as políticas de saúde. Reconhecendo a necessidade de mudança deste modelo de atenção à saúde, os Programas Integrados de Residências em Medicina de Família e Comunidade da FESF-SUS e Multiprofissional em Saúde da Família da FIOCRUZ-BA e da FESF-SUS, adotam uma perspectiva baseada em modelos de formação com base em evidências científicas; com articulação teórica e prática conectada com a realidade vivida; no reconhecimento da subjetividade; e, na responsabilidade social. Neste sentido, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia política-pedagógica utilizada para a formação profissional, que toma como objeto os problemas e necessidades que surgem do processo de trabalho em saúde das equipes e incorpora o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação e controle social com vistas à produção de mudanças das práxis. Outro pressuposto adotado pelo Programa no processo de formação dos residentes é a Pedagogia Problematizadora, na qual a aprendizagem acontece na interação entre os sujeitos envolvidos no processo formativo, na identificação de problemas locais, na busca pelo conhecimento e na transformação da realidade. Neste contexto, o educador tem o papel de facilitar a construção da aprendizagem, acompanhando o residente durante seu processo de formação favorecendo o desenvolvimento das competências definidas no projeto político pedagógico. Além disso, o Programa tem também como característica a valorização do modelo de educação construtivista, adotando a Espiral Construtivista como referência metodológica. Esta espiral, caracteriza-se pelo movimento produzido no processo de aprender, sendo estruturada em seis etapas (movimentos) e organizado em dois momentos: síntese provisória e a nova síntese. O primeiro corresponde a uma visão geral e inicial da realidade, apresentando os movimentos de identificação de problemas, formulação de explicações e elaboração de questões de aprendizagem. Enquanto o segundo apresenta uma possibilidade de (re)construção de saberes, sendo composto pela busca por novas informações, construção de novos significados e avaliação.
Título do Evento
13º Encontro Nacional de Residências em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do 13º Encontro Nacional de Residências em Saúde - Movimento Nacional de Residências em Saúde: Estratégias de Resistência na Defesa da Formação Profissional do SUS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Mariana Nascimento de Carvalho; BARRETO, Giani dos Santos Alves; COSTA, Alan Jonh de Jesus. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS PROGRAMAS INTEGRADOS DE RESIDÊNCIAS DE UMA FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/13-encontro-nacional-de-residencias-em-saude-392946/739189-PRESSUPOSTOS-TEORICO-METODOLOGICOS-DOS-PROGRAMAS-INTEGRADOS-DE-RESIDENCIAS-DE-UMA-FUNDACAO-ESTATAL-SAUDE-DA-FAMIL. Acesso em: 23/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes