EDUCAÇÃO POPULAR COMO ELO ENTRE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE EM SOBRAL-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 08/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0333-9

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO POPULAR COMO ELO ENTRE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE EM SOBRAL-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • CARLA RIBEIRO DE SOUSA MATOS
  • Raimunda Daiany Farias Martins
  • Francisca Elzenita Alexandre
Modalidade
Poster - apresentação remota
Área temática
Eixo de Ensino
Data de Publicação
08/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/13-encontro-nacional-de-residencias-em-saude-392946/739181-educacao-popular-como-elo-entre-programas-de-residencia-em-saude-em-sobral-ce--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0333-9
Palavras-Chave
Educação Popular em Saúde; Educação Permanente; Programa de Residência
Resumo
Introdução: Reconhecer e valorizar as vivências, a multiplicidade os saberes e expressões culturais de uma população corresponde ao objetivo primordial da Educação Popular. Além disso, contribui para a construção de um espaço coletivo em que as pessoas sejam atuantes e participantes ativos dos processos de aprendizagem favorecendo a transformação social. No âmbito dos dispositivos de saúde, é possível que a educação popular seja uma abordagem que favoreça a identificação das vulnerabilidades sociais e econômicas e, principalmente a percepção das potencialidades, a promoção da saúde, a prevenção de doenças e seus agravos das populações a quem as ações e atividades em saúde se destinam, além de aproximar os usuários e os profissionais de saúde. Objetivo: Apresentar a experiência de facilitação de Educação Permanente sobre Educação Popular aos residentes do Programa de Residência em Urgência e Emergência e Neonatal de um hospital da cidade de Sobral-CE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a partir de uma vivência de Educação Permanente facilitado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família aos Residentes de Urgência e Emergência e Neonatologia da Santa Casa de Misericórdia. O Encontro foi desenvolvido por meio de debates e sínteses criativas, a partir do uso de metodologias ativas e teve como guia referencial a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Resultados e Discussão: A partir das deliberações acerca da compreensão da política foi possível estabelecer um espaço construtivo de trocas de experiências, tendo em vista os diferentes campos de atuações. A Amorosidade, enquanto um dos princípios da política, tornou-se destaque no diálogo por referenciar um agir crítico, compromissado e humanizador no trabalho em saúde, o qual é inspirado e mobilizado pelo amor, para além do olhar técnico. Outro fator a se destacar foi a possibilidade da interação entre os programas de residência em saúde da região. Considerações finais: O momento se demonstrou necessário, construtivo e reforça que o conceito de saúde é amplo e para tal suas abordagens também. Desta maneira, o profissional da saúde deve sempre buscar conhecimento, capacitações e ocupar espaços de trocas e interações para que o cuidado seja efetivado de forma eficaz e humana.
Título do Evento
13º Encontro Nacional de Residências em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do 13º Encontro Nacional de Residências em Saúde - Movimento Nacional de Residências em Saúde: Estratégias de Resistência na Defesa da Formação Profissional do SUS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATOS, CARLA RIBEIRO DE SOUSA; MARTINS, Raimunda Daiany Farias; ALEXANDRE, Francisca Elzenita. EDUCAÇÃO POPULAR COMO ELO ENTRE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE EM SOBRAL-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/13-encontro-nacional-de-residencias-em-saude-392946/739181-EDUCACAO-POPULAR-COMO-ELO-ENTRE-PROGRAMAS-DE-RESIDENCIA-EM-SAUDE-EM-SOBRAL-CE--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 26/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes