ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA SOCIALIZAÇÃO DO CORPO

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA SOCIALIZAÇÃO DO CORPO
Autores
  • MAIRA STEFANI GONCALVES
  • DANIEL GUERRINI
  • JOSÉ AUGUSTO VICTORIA PALMA
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 18 – SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE, DO CORPO E DAS EMOÇÕES
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/485230-ensino-da-educacao-fisica-a-partir-de-uma-analise-da-socializacao-do-corpo
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Sociologia do Corpo. Ensino da Educação Física. Habitus.
Resumo
A Educação Física enfrenta inúmeros desafios tanto no processo de formação de novos profissionais como na atuação desses profissionais na Educação Básica. Esta pesquisa parte do pressuposto de que é preciso ir além das aulas que colocam crianças para praticar diferentes esportes, movimentando seus corpos para “gastar energia” em um ambiente (escolar) que, no mais, apenas os condiciona a manterem-se sentados assimilando o que é ensinado nas mais variadas disciplinas. As aulas de Educação Física oferecem inúmeras possibilidades para enriquecer a experiência dos estudantes, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, fazendo com que estudantes compreendam sua corporeidade, sua inserção no mundo e a socialização de seus corpos em cada contexto. É nesse espírito que se buscou responder, acompanhando 3 turmas do 3º ano da Educação Básica em suas aulas de Educação Física, como que diferentes processos de socialização do corpo influenciam na aprendizagem da Educação Física escolar? A pesquisa empírica foi realizada em duas etapas: 1) primeiro, questionários entregues aos pais dos alunos com perguntas sobre o contato destes com o esporte no ambiente doméstico e de suas famílias; 2) segundo, com as respostas em mãos, acompanharam-se as aulas destes alunos com o recurso de um diário de campo. As observações então foram cruzadas com as respostas ao questionário acerca do histórico familiar, com o que se pode compreender e interpretar as facilidades e dificuldades nas práticas corporais da Educação Física dos diferentes estudantes. O objetivo foi entender como o habitus de diferentes estudantes influencia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Os elementos identificados como relevantes foram: contato com esporte no ambiente doméstico, gênero, escolaridade dos pais, brincar na rua e ter algum membro da família praticando esportes. Com isso, observaram-se variações no modo de se relacionar dos alunos, sua capacidade física, motivação e seus comportamentos motores.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONCALVES, MAIRA STEFANI; GUERRINI, DANIEL; PALMA, JOSÉ AUGUSTO VICTORIA. ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA SOCIALIZAÇÃO DO CORPO.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/485230-ENSINO-DA-EDUCACAO-FISICA-A-PARTIR-DE-UMA-ANALISE-DA-SOCIALIZACAO-DO-CORPO. Acesso em: 08/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes