O PROCESSO DE IMPEMENTAÇÃO DA BNCC NO ESTADO DO CEARÁ: UM ESTUDO ACERCA DO COMPONENTE DE CURRICULAR DE SOCIOLOGIAA

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

DOI
10.29327/174606.12-16  
Título do Trabalho
O PROCESSO DE IMPEMENTAÇÃO DA BNCC NO ESTADO DO CEARÁ: UM ESTUDO ACERCA DO COMPONENTE DE CURRICULAR DE SOCIOLOGIAA
Autores
  • Silas Souza Savedra
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 05 – SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/484863-o-processo-de-impementacao-da-bncc-no-estado-do-ceara--um-estudo-acerca-do-componente-de-curricular-de-sociologia
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
BNCC, DCRC, Sociologia, Ceará
Resumo
O presente trabalho objetiva abordar o processo de implementação da Nova Base Nacional Comum Curricular no Estado do Ceará com foco na disciplina de Sociologia à luz da teoria crítica do currículo (APPLE, 2006). Considerando os pressupostos epistemológicos do trabalho, a pesquisa que será empreendida é de tipo qualitativa, pois a própria condição do objeto requer uma análise que esteja mais centrada nos aspectos constitutivos dos interesses, objetivos, atores envolvidos e, principalmente, as relações de poder que estão inseridas para construção da nova BNCC e sua forma de efetivação em relação à Sociologia no Ceará. A investigação do objeto de estudo será efetuada por meio de revisão bibliográfica de artigos, livros e textos em geral que abordem a temática. Somado a isso será realizada pesquisa e análise documental dos documentos mais relevantes para compreensão do objeto de estudo, sendo os principais, a terceira versão Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Referencial Curricular do Ceará (DCRC), principalmente no que concerne em fazer uma análise comparativa entre os dois documentos, objetivando entender de que maneira a BNCC está sendo implementada no estado, a partir do estudo da componente de Sociologia, ponderando principalmente o histórico recente da disciplina no currículo do Ensino Médio. De modo geral, a pesquisa está indica que não é possível reduzir o problema da implementação da BNCC a uma questão de imposição e de vontade unilateral de um grupo ou classe social, mas produto de intensas disputas que envolve agentes e agências em processos de contradições, concepções políticas, arranjos institucionais e disputas em torno da legitimação do que é abordado no próprio currículo. Além disso, no próprio DCRC é perceptível elementos de continuidades, mas também de contradição e resistência ao que está posto na BNCC e que apesar do processo de tentativa descaracterização e esvaziamento cientifico da disciplina a partir da efetivação do documento normativo, deve se empreender análises mais sistemáticas a partir não somente dos caracteres “oficiais”, mas dos elementos que giram em torno da construção e do currículo e, principalmente, de como os atores principais são afetados, recebem e mobilizam-se em torno da sua aplicação prática.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SAVEDRA, Silas Souza. O PROCESSO DE IMPEMENTAÇÃO DA BNCC NO ESTADO DO CEARÁ: UM ESTUDO ACERCA DO COMPONENTE DE CURRICULAR DE SOCIOLOGIAA.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/484863-O-PROCESSO-DE-IMPEMENTACAO-DA-BNCC-NO-ESTADO-DO-CEARA--UM-ESTUDO-ACERCA-DO-COMPONENTE-DE-CURRICULAR-DE-SOCIOLOGIA. Acesso em: 02/05/2025

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