ENSINO DE SOCIOLOGIA EM DEBATE: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR EM TEMPOS DE BNCC

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
ENSINO DE SOCIOLOGIA EM DEBATE: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR EM TEMPOS DE BNCC
Autores
  • Pedro Vitor de Souza Lopes
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 05 – SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/484824-ensino-de-sociologia-em-debate--reflexoes-sobre-curriculo-escolar-em-tempos-de-bncc
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Ensino de Sociologia, Sociologia, Currículo, BNCC.
Resumo
As reflexões elencadas no presente texto são parte do trabalho de dissertação do autor, em desenvolvimento no contexto do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e têm como objetivo central pensar o ensino de sociologia na atualidade, diante do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei n.13.415/2017, que mudou a configuração do Ensino Médio no país. Historicamente, a Sociologia, enquanto ciência, surge no século XIX, em resposta à necessidade de se compreender e explicar as transformações sociais provocadas pelas revoluções burguesas que atingiram a Europa a partir do século XVII. Dois séculos depois, as Ciências Sociais mostram-se ainda mais relevantes, imprescindíveis à compreensão das relações humanas, à elucidação dos dilemas contemporâneos e ao questionamento das estruturas sociais. Dessa forma, há se se pensar numa escola sem Sociologia? Certamente que não. Ao longo do tempo, à escola foi outorgada as funções de formar para cidadania e preparar os estudantes para o trabalho, papéis que não têm se desenvolvido a contento, diante das inseguranças das transformações em curso, principalmente, no campo profissional, onde a escolarização por si só não mais garante inserção no mercado de trabalho, obrigando-a buscar outras estratégias para torna-se atraente e significativa na vida dos jovens. A realidade social impõe sobre a juventude dilemas, dentro e fora da escola, que precisam ter suas origens, conexões e soluções discutidas e problematizadas, sendo a Sociologia um dos instrumentos para isso e , portanto, disciplina importante para formação crítica dos estudantes. Tal premissa, leva, inevitavelmente, a uma discussão sobre currículo escolar, tendo em vista a pormenorização das Ciências Humanas pela BNCC, principal diretriz curricular do Brasil na contemporaneidade. A partir de uma perspectiva crítica, baseando-se em estudiosos como Pierre Bourdieu, Michael Apple, Ivor Goodson, entre outros, o autor analisa o currículo enquanto campo de disputas, produto da estrutura social e econômica vigente. Espaço onde os interesses hegemônicos têm se sobressaído, tendência também identificada no processo de formulação da BNCC, sob clara influência do neoliberalismo e neoconservadorismo, fato que demonstra o notório desinteresse das classes dominantes por uma educação emancipatória no país e fomenta a conclusão acerca do caráter intencional dos ataques sofridos pela Sociologia escolar, posto seu perfil provocador, questionador das estruturas sociais e seu papel em contribuir para um ensino crítico, função que não corresponde aos objetivos daqueles que anseiam manter seus privilégios.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Pedro Vitor de Souza. ENSINO DE SOCIOLOGIA EM DEBATE: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR EM TEMPOS DE BNCC.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/484824-ENSINO-DE-SOCIOLOGIA-EM-DEBATE--REFLEXOES-SOBRE-CURRICULO-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-BNCC. Acesso em: 02/05/2025

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