A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE SOCIOLOGIA: ENTRE O DISCURSO OFICIAL E O PROJETO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DO ESTADO DO PARANÁ

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE SOCIOLOGIA: ENTRE O DISCURSO OFICIAL E O PROJETO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DO ESTADO DO PARANÁ
Autores
  • Edimara Domingues de Oliveira
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 05 – SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/484696-a-reducao-da-carga-horaria-de-sociologia--entre-o-discurso-oficial-e-o-projeto-de-educacao-e-sociedade-do-estado-
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Redução de aulas, Sociologia, Ensino Médio
Resumo
Até o ano de 2020, o Estado do Paraná era exemplo para os demais Estados do país, pois uma resolução estadual garantia a oferta de, no mínimo, duas aulas semanais para todas as disciplinas. Esta realidade foi alterada por uma instrução normativa assinada pela Secretaria de Educação, que diminuiu de de duas para uma aula de sociologia, em todas as escolas de ensino médio. Este trabalho tem por objetivo compreender os diferentes agentes envolvidos no campo da contextualização e recontextualização pedagógica (SILVA, 2007, p. 407) mediados pela redução das aulas Para isso, serão analisadas as respostas aos protocolos de pedidos de informação solicitados por professores e pelo Coletivo Humanidades (formado por professores de Arte, Sociologia e Filosofia) sobre os motivos da redução da carga horária, a fim de compreender o discurso ideológico como produtor de uma hierarquia entre as disciplinas em que a Sociologia é fragilizada enquanto conhecimento escolar. A mudança na matriz curricular do Paraná permite refletir os dilemas do reconhecimento da Sociologia como uma disciplina, considerando que a instrução normativa desconsidera a construção de um currículo minimamente igualitário, em que os estudantes tenham acesso aos múltiplos campos dos saberes. O currículo escolar é um território de disputa (ARROYO, 2011; SILVA, 1999) e a Sociologia não possui lugar definitivo e a consolidação dos tempos escolares, pois, e, 2022, as escolas de ensino médio possuem duas matrizes escolares: de 2020 e do Novo Ensino Médio, e, em ambas, a Sociologia possui a menor carga horária dentre todas as disciplinas. Com isso, analisar as respostas protocolares permite perceber modelo de educação intencionalmente descomprometido com as ciências sociais, porém, completamente comprometido com o trabalho docente precarizado, revelando qual projeto de educação e sociedade reserva às atuais e às novas gerações de estudantes.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Edimara Domingues de. A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE SOCIOLOGIA: ENTRE O DISCURSO OFICIAL E O PROJETO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DO ESTADO DO PARANÁ.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/484696-A-REDUCAO-DA-CARGA-HORARIA-DE-SOCIOLOGIA--ENTRE-O-DISCURSO-OFICIAL-E-O-PROJETO-DE-EDUCACAO-E-SOCIEDADE-DO-ESTADO-. Acesso em: 06/07/2025

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