O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autores
  • Kamilla Rocha Ferreira
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 05 – SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/483662-o-ensino-de-sociologia-em-escolas-cidadas-integrais-no-estado-da-paraiba--desafios-e-perspectivas
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Educação Integral. Ensino de Sociologia. Currículo.
Resumo
O presente estudo busca refletir sobre os principais desafios que a disciplina Sociologia enfrenta com a implementação das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) na Rede Estadual de Ensino da Paraíba. A partir desse novo modelo de ensino, um novo currículo foi introduzido, os professores foram levados a lecionar inúmeras disciplinas diferentes para complementar sua carga-horária. Objetivando conceber um quadro teórico e analítico, a metodologia deste trabalho consiste em refletir e analisar esse novo sistema educacional, problematizando as demandas e desafios no ensino de Sociologia. Fundamentamos nossa análise na pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica e análise documental, propondo-se como ponto de partida os estudos Silva (2007), Moraes (2012) Meucci (2014) e Lopes (2021) acerca do lugar que a Sociologia ocupa no currículo do Ensino Médio. Analisamos também documentos, diretrizes e orientações curriculares que norteiam a Educação em tempo Integral, no referido Estado. Sabedores de que o ensino de Sociologia é uma temática pouco debatida, sobretudo no espaço acadêmico, como consequência, são poucas as discussões nessa área, deixando o ensino numa posição de pouco destaque, o que por sua vez fomenta a desvalorização crescente dessa área de conhecimento. Espera-se que as problemáticas discutidas na pesquisa em questão, corroborem para uma maior visibilidade dos estudos sobre o ensino da Sociologia nesse campo, bem como para legitimação da disciplina na Educação Básica, destacando sua importância na formação dos nossos estudantes.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Kamilla Rocha. O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/483662-O-ENSINO-DE-SOCIOLOGIA-EM-ESCOLAS-CIDADAS-INTEGRAIS-NO-ESTADO-DA-PARAIBA--DESAFIOS-E-PERSPECTIVAS. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes