CADÊ O "S" QUE ESTAVA AQUI? - RELAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS ENTRE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE PLURAL NUMA CIDADE DO INTERIOR DO BRASIL.

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

DOI
10.29327/174606.480083  
Título do Trabalho
CADÊ O "S" QUE ESTAVA AQUI? - RELAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS ENTRE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE PLURAL NUMA CIDADE DO INTERIOR DO BRASIL.
Autores
  • Marco Barros
  • Cláudia de Oliveira Nepomuceno
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 04 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E INCLUSÃO SOCIAL
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/480083-cade-o-s-que-estava-aqui---relacoes-sociolinguisticas-entre-matematica-e-portugues-na-construcao-do-sentido-de
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Sociolinguística, linguagem e matemática, registro local
Resumo
O tema do artigo é o processo de variação da língua através da supressão da expressão do signo do plural pelos residentes da cidade de Cacoal, situada em Rondônia, na região Norte do Brasil. O uso do descritor /s/ como discriminador da percepção de quantidade diante de uma representação de múltiplas unidades é usual na língua materna, mesmo que esteja ausente uma representação numérica no enunciado, porém foi observado durante a pesquisa que em textos escolares, propagandas, mensagens e conversas entre os moradores da cidade , que o uso deste descritor para diferenciar plural e singular não ocorre, indicando uma interessante variação linguística. Variações linguísticas são constitutivas da língua, porém é pertinente ressaltar que os signos matemáticos não se revelam a mesma variação em seu significado quando representam quantidades, por isso o estudo das relações entre formas da língua e formas de pensamento é relevante para se compreender as relações sociolinguísticas entre a normalização da língua materna, a pretensão de universalidade semiótica dos símbolos da matemática e os desafios do ensino-aprendizagem na constituição de uma educação plural e substantiva. A observação do fenômeno em várias situações de comunicação entre os residentes de Cacoal, não parecem ajustarem-se aos contornos de classe ou status, pois se apresenta sem clara correlação com aspectos socioeconômicos dos seus enunciadores, ainda que o fenômeno interfira eventualmente na compreensão entre as partes. Metodologicamente, o estudo é exploratório, porque o fenômeno se apresenta disperso em diferentes contextos sociais, formas de comunicação, modalidades da língua e do uso do raciocínio matemático, também porque não é ainda possível identificar e testar uma única hipótese capaz de abranger a totalidade do fenômeno, visto sua complexidade. O estudo é qualitativo e, quanto híbrido às fontes, pois associa coleta e análise de documentos com o registro de comunicações. O diálogo com teorias sociolinguísticas, da comunicação e do ensino de linguagens e da matemática foram o quadro de referências do estudo. O artigo pretende analisar a estreita ligação que existe entre as diferentes formas de representação da realidade socialmente percebida, onde matemática e a língua materna estão sendo construídas gradativamente e que expressam, em suas formas inconclusas, possibilidades, tensões e questionamentos sobre a produção do conhecimento nos campos da ciência em geral e das ciências sociais em particular.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BARROS, Marco; NEPOMUCENO, Cláudia de Oliveira. CADÊ O "S" QUE ESTAVA AQUI? - RELAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS ENTRE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE PLURAL NUMA CIDADE DO INTERIOR DO BRASIL... In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/480083-CADE-O-S-QUE-ESTAVA-AQUI---RELACOES-SOCIOLINGUISTICAS-ENTRE-MATEMATICA-E-PORTUGUES-NA-CONSTRUCAO-DO-SENTIDO-DE. Acesso em: 08/06/2025

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