DUAS ESCOLAS, UMA LIÇÃO: A SOCIOLOGIA UTILIZADA COMO INTRUMENTO DE DESRACIALIZAÇÃO PELA INTELECTUALIDADE DA ESCOLA DE ATLANTA E DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

DOI
10.29327/174606.12-11  
Título do Trabalho
DUAS ESCOLAS, UMA LIÇÃO: A SOCIOLOGIA UTILIZADA COMO INTRUMENTO DE DESRACIALIZAÇÃO PELA INTELECTUALIDADE DA ESCOLA DE ATLANTA E DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO
Autores
  • Nikolas Pallisser
  • Alan Caldas
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 17 - POLÍTICA CULTURAL NEGRA E PROCESSOS DE RACIALIZAÇÃO
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/479715-duas-escolas-uma-licao--a-sociologia-utilizada-como-intrumento-de-desracializacao-pela-intelectualidade-da-escol
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
W. E. B. Du Bois; Alberto Guerreiro Ramos; Escola de Atlanta; Teatro Experimental do Negro.
Resumo
O problema deste trabalho consiste em relacionar a concepção de sociologia como arma de libertação [“weapon of liberation”], desenvolvida entre acadêmicos norte-americanos da Escola de Atlanta, liderada por W.E.B. Du Bois, no início do século XX, e a concepção da sociologia como saber de salvação que emergiu entre os intelectuais do Teatro Experimental do Negro (TEN), especificamente entre 1948 e 1955. Nossa metodologia consiste na reconstrução histórica comparativa dos contextos e teorias mencionados acima, comparando os aspectos semelhantes e as diferenças de apropriação da sociologia pelas comunidades de intelectuais racializados nos EUA e no Brasil. Objetivamos mostrar como a Escola de Atlanta, inserida no contexto pós-abolição dos EUA, marcado pelas leis segregacionistas Jim Crow (1877 – 1964), onde as injustiças sociais eram justificadas pelo racismo científico, usou a sociologia para mostrar que as desigualdades provinham de mecanismos sociais e econômicos e não de uma pretença inferioridade atávica. Já o TEN, inserido num contexto onde a ideologia da democracia racial ocultava e legitimava as desigualdades sociais, apropriou-se da sociologia, primeiro como meio de construção de um projeto de integração social justa da população negra, depois como ferramenta de desmascaramento das ideologias produzidas pelas ciências sociais. Como resultado apontamos para a proximidade entre a agência da intelectualidade da Escola de Atlanta e do TEN ao instrumentalizar a sociologia como via para a resolução dos problemas objetivos e subjetivos das populações racializadas, bem como para o enfrentamento das teorias que justificavam as desigualdades sociais nos dois contextos.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PALLISSER, Nikolas; CALDAS, Alan. DUAS ESCOLAS, UMA LIÇÃO: A SOCIOLOGIA UTILIZADA COMO INTRUMENTO DE DESRACIALIZAÇÃO PELA INTELECTUALIDADE DA ESCOLA DE ATLANTA E DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/479715-DUAS-ESCOLAS-UMA-LICAO--A-SOCIOLOGIA-UTILIZADA-COMO-INTRUMENTO-DE-DESRACIALIZACAO-PELA-INTELECTUALIDADE-DA-ESCOL. Acesso em: 08/06/2025

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