EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DE SOCIOLOGIA – A TRAJETÓRIA DE LUTAS DOS QUILOMBOLAS DO MULUNGU E AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DE SOCIOLOGIA – A TRAJETÓRIA DE LUTAS DOS QUILOMBOLAS DO MULUNGU E AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Autores
  • Diolírio Araújo Medeiros Filho
  • José Hermógenes Moura da Costa
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 05 – SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/479242-educacao-contextualizada-e-ensino-de-sociologia--a-trajetoria-de-lutas-dos-quilombolas-do-mulungu-e-as-contribui
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Comunidade quilombola, Ensino de Sociologia, Educação contextualizada, Cultura e identidade.
Resumo
As comunidades tradicionais Quilombolas são modos de organizações negras vivas da nossa sociedade, com singularidades e particularidades que precisam ser evidenciadas, considerando a necessidade de fortalecimento da territorialidade, identidades e cultura que constituem os grupos. O presente trabalho traz os resultados da pesquisa realizada na comunidade Quilombola de Mulungu, com o objetivo de subsidiar a abordagem dos temas da Cultura, Diversidade e Identidade Cultural, Movimentos Sociais e Participação Política no cenário das atividades da disciplina Sociologia no Ensino Médio. A partir da escuta dos nativos a pesquisa possibilitou a produção de conhecimentos acerca da memória coletiva, organização e luta pelas terras dos territórios reconhecidos da Comunidade Quilombola de Mulungu, no município de Boninal-Ba. Os dados foram construídos através da observação participante, com registros em diário de campo e entrevistas qualitativas em profundidade (narrativas) que visaram identificar e caracterizar as trajetórias coletivas dos interlocutores quilombolas do Mulungu – moradores de diferentes faixas etárias e lideranças locais – em suas relações com aquele território tradicional. O corpus de dados produzido em campo foi analisado através de conteúdos temáticos, com identificação e caracterização das trajetórias coletivas, material apresentado como subsídio à abordagem, a partir de exemplos locais, dos temas da Cultura, Diversidade e Identidade Cultural, Movimentos Sociais e Participação Política. Esse material construído visa contribuir com o debate acerca da educação quilombola contextualizada em referências locais, considerando o espaço do ensino de Ciências Sociais em nível médio como privilegiado ao debate das questões do negro na sociedade, em específico, as comunidades negras rurais em suas peculiaridades históricas, sociológicas, antropológicas e políticas, em vias, também, de contribuir para a efetiva implementação da lei nº 10.639/03 que dispõe sobre a inclusão dos conteúdos de História e Culturas Afro-brasileiras.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, Diolírio Araújo Medeiros; COSTA, José Hermógenes Moura da. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DE SOCIOLOGIA – A TRAJETÓRIA DE LUTAS DOS QUILOMBOLAS DO MULUNGU E AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/479242-EDUCACAO-CONTEXTUALIZADA-E-ENSINO-DE-SOCIOLOGIA--A-TRAJETORIA-DE-LUTAS-DOS-QUILOMBOLAS-DO-MULUNGU-E-AS-CONTRIBUI. Acesso em: 19/06/2025

Trabalho

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