DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E SELEÇÃO DE GENITORES EM ONZE HORAS (PORTULACA SPP.)

Publicado em 21/09/2023 - ISBN: 978-85-5722-993-8

Título do Trabalho
DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E SELEÇÃO DE GENITORES EM ONZE HORAS (PORTULACA SPP.)
Autores
  • Elizanilda Ramalho do Rego
  • Edimilson Gomes das Neves
  • Mailson Monteiro do Rego
Modalidade
Resumo
Área temática
Melhoramento de Espécies Anuais
Data de Publicação
21/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12cbmp/657025-diversidade-morfologica-e-selecao-de-genitores-em-onze-horas-(portulaca-spp)
ISBN
978-85-5722-993-8
Palavras-Chave
agrupamento; divergência genética; beldroega.
Resumo
A beldroega, também conhecida como onze horas, apresenta diversidade fenotípica nas cores de suas flores o que as tornam atrativas no mercado de plantas ornamentais. Além disto elas são também consideradas plantas alimentícias não convencionais (PANC). Existe sessenta e oito registros de cultivares brasileiras desta planta, sendo sessenta e seis cultivares da espécie P. grandiflora Hook, uma de P. oleracea L e uma de P. umbraticola Kunth. A criação de cultivares novas e atraentes é necessária para um maior crescimento da indústria de flores. Este trabalho teve como objetivo caracterizar acessos de beldroegas pertencentes ao Banco de Germoplasma de Hortaliças do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba e analisar a diversidade genética entre estes, para seleção de genitores e dar início a um programa de melhoramento. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 29 tratamentos e três repetições. Foram avaliados o comprimento do caule, a distância de internódio, o diâmetro do caule, o número de ramos, o número de folhas, o comprimento da folha, a largura da folha, o número de botões, o número de flores, o comprimento da flor, a largura da flor, o comprimento da pétala, a largura da pétala e o número de frutos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Skott-Knot, a 1% de probabilidade. A distância de Mahalanobis, com posterior agrupamento pelo método de Tocher, foi utilizada para analisar a divergência genética. As análises foram realizadas utilizando o programa computacional GENES. Foram observadas diferenças significativas para as quatorze variáveis avaliadas. Por meio do agrupamento de Scott-Knott foi possível detectar que o acesso PU6, obteve as maiores médias para a maioria das variáveis, exceto para distância de internódio, comprimento da flor, largura da flor, comprimento da pétala e largura da pétala. O acesso PG1 apresentou potencial para uso ornamental, com o maior tamanho de flores. O acesso PG3 apresentou maior valor médio para distância de internódio. O acesso PA1 obteve os menores valores médios em dez das quatorze variáveis e pode ser selecionado quando se desejar características com menor valor médio. No método de otimização de Tocher, os acessos foram separados em sete grupos distintos. Os acessos PU1, PU6, PU9, PG1, PG2, PG3, e PP1 devem ser selecionados para serem genitores em programa de melhoramento por hibridação, uma vez que apresentaram características de interesse para plantas ornamentais e foram agrupados separadamente.
Título do Evento
12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas 2023
Cidade do Evento
Caxambu
Título dos Anais do Evento
Anais do 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REGO, Elizanilda Ramalho do; NEVES, Edimilson Gomes das; REGO, Mailson Monteiro do. DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E SELEÇÃO DE GENITORES EM ONZE HORAS (PORTULACA SPP.).. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Anais...Caxambu(MG) Hotel Glória, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12cbmp/657025-DIVERSIDADE-MORFOLOGICA-E-SELECAO-DE-GENITORES-EM-ONZE-HORAS-(PORTULACA-SPP). Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes