EMPREENDEDORISMO URBANO, FINANCEIRIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA CIDADE: O CASO DE MARINGÁ (PR) BRASIL

Publicado em 28/09/2020 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
EMPREENDEDORISMO URBANO, FINANCEIRIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA CIDADE: O CASO DE MARINGÁ (PR) BRASIL
Autores
  • RICARDO LUIZ TOWS
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 10 - Sociologia e a cidade
Data de Publicação
28/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11snsp/237427-empreendedorismo-urbano-financeirizacao-e-mercantilizacao-da-cidade--o-caso-de-maringa-(pr)-brasil
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Empreendedorismo urbano, Operação Urbana Consorciada, Financeirização, Mercantilização
Resumo
Maringá (PR) é uma cidade polo de uma região metropolitana localizada no Norte do estado do Paraná (Brasil). Possui, na cidade polo, população de aproximadamente 417 mil habitantes (IBGE, 2018) e, em sua região metropolitana com população que ultrapassa 700 mil habitantes. Sua formação socioespacial está vinculada à iniciativa privada, uma vez que foi objeto de colonização pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, empresa que ficou responsável pela estrutura fundiária e pelo aporte de infraestrutura ao café, que promoveu o primeiro ciclo econômico nas décadas de 1940 e 1950. O plano inicial, seguido da evolução dos primeiros bairros, teve íntima relação da produção do espaço como empreendimento imobiliário, evoluindo, nas últimas décadas, ao que se define como empreendedorismo urbano (diversos autores) ou empresariamento urbano (HARVEY, 1996). Foram identificados elementos importantes que contribuíram para a interpretação da lógica da financeirização-mercantilização da cidade presente, sobretudo, em alguns grandes projetos urbanos, com destaque para a Operação Urbana Consorciada (OUC) Novo Centro Cívico-Eurogarden. Essa OUC foi aprovada em 2013 e tinha como características a produção de um grande projeto urbano elaborado por empresa de consultoria internacional, pensada inicialmente por agentes locais que, a partir da reversão de terra pública para iniciativa privada, realizaria um projeto a partir de recursos internos e externos. Após sua aprovação, o projeto ganhou diversas plataformas, como elaboração de vídeo de divulgação, inclusive com anúncios em revistas especializadas e anuários estatísticos locais com previsão de investimentos de R$ 4,7 bilhões. Iniciou-se o processo de representação e espetacularização da cidade, com o intuito de fazê-la conhecida para receber investimentos de fora, seja por meio da atração de players para realizar o projeto quanto por meio do destaque da imagem de cidade planejada, por ocasião das empresas e escritórios contratados tanto no âmbito da consultoria de elaboração do Masterplan (PricewaterhouseCoopers -PwC) quanto na elaboração do Projeto Eurogarden (Archi5), ambas internacionais e dentro das conhecidas estratégias de inserção da cidade no cenário competitivo. Em 2018, depois da desejada valorização imobiliária e fundiária, a lei da OUC foi revogada e iniciou-se plena utilização da área como espaço em abundância para a divulgação de obras que a inserem na lógica do voto. Para a realização da pesquisa, debruçamos (i) sobre a compreensão do processo de financeirização e mercantilização da cidade, além de outros temas relacionados à produção do espaço e, (ii) compreensão do empreendedorismo urbano e seu impacto no processo de mercantilização da cidade.
Título do Evento
11 Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TOWS, RICARDO LUIZ. EMPREENDEDORISMO URBANO, FINANCEIRIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA CIDADE: O CASO DE MARINGÁ (PR) BRASIL.. In: Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11snsp/237427-EMPREENDEDORISMO-URBANO-FINANCEIRIZACAO-E-MERCANTILIZACAO-DA-CIDADE--O-CASO-DE-MARINGA-(PR)-BRASIL. Acesso em: 10/08/2025

Trabalho

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